Reportagens

Cresce a presença de francas no Brasil

A temporada para observação de baleias no Sul do Brasil abre com boas notícias capturadas pela expedição que monitorou a presença de francas na costa entre o Uruguai e o Rio de Janeiro.

Redação ((o))eco ·
12 de setembro de 2008 · 16 anos atrás

O número de baleias francas que visitam a costa brasileira aumentou neste Inverno. A constatação é do Projeto Baleia Franca, cuja última expedição de monitoramento avistou 119 animais, aproximadamente 4% a mais que os 114 indivíduos registrados no ano anterior, considerando apenas a mesma região de estudo. No total da área monitorada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, foram 156 avistagens no Brasil (incluindo 58 filhotes) e 32 no Uruguai, além de três raras baleias albinas, duas adultas e um filhote nascido este ano.

O crescimento no número de avistagens – que não representa necessariamente crescimento populacional – pode parecer pequeno, mas é um indicativo de que as águas da região têm sido mais convidativas aos cetáceos ou que eles têm dado “preferência” a elas. Em bom português, para quem gosta de ver baleias, é hora de planejar uma ida até o litoral Sul do Brasil entre agora e outubro, quando as francas começam a se deslocar de volta à Antártica. Os levantamentos da expedição são prova de que a temporada deste ano promete.

A expedição de 2008 foi a mais longa já realizada por projetos de preservação do cetáceo em todo o mundo – no total, foram monitorados 3,4 mil quilômetros na costa brasileira e uruguaia  – e também a primeira em parceria com pesquisadores do país vizinho. Os resultados serão usados para conhecer em detalhes a ecologia da espécie, sua dinâmica populacional e as áreas mais importantes para assegurar sua proteção em ambos os países.

Apesar de a caça às francas não ser mais registrada no Brasil, a espécie ainda sofre com pressões antrópicas, como poluição, perda de habitat e o aquecimento global. Por isso, segundo o Projeto Baleia Franca, são tão importantes medidas de preservação, como a constituição de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e ações de conscientização.

Veja mais:

 

A nova estação – Manoel Francisco Brito

O espetáculo das baleias – Maria Tereza Jorge Pádua

Leia também

Notícias
30 de abril de 2024

Mudanças na paisagem afetam vespas e abelhas, diz estudo

Estudo buscou identificar os “efeitos de borda” dos ecossistemas em vespas e abelhas e fornecer bases científicas para mudanças no manejo agrícola

Salada Verde
30 de abril de 2024

Ministério abre consulta pública sobre “papel do petróleo” na transição energética

A consulta da pasta de Minas e Energia começou na sexta (26), após um seminário sobre o tema em Brasília, e vai até o dia 11 de maio; prazo de apenas 15 dias é alvo de críticas

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.