Reportagens

Bom Futuro: mais um ano de queimadas

Ritmo do desmatamento caiu, mas fiscais federais ainda não conseguiram verificar focos de incêndio na área protegida por conta das ameaças de invasores.

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2008 · 16 anos atrás

Durante a temporada de incêndios deste ano, a Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, entrou em estado de alerta vermelho por diversas vezes. Isso não chega a ser uma novidade, pois, na última década, esta unidade de conservação registrou incontáveis ocorrências de queimadas e desmatamentos.

Isso ocorre porque Bom Futuro está entre as áreas protegidas do país mais ameaçadas pela grilagem e todas as atividades ilegais que estão relacionadas a invasões de terras públicas. No slide show ao lado, reunimos algumas das imagens que retratam o drama desta região. Conseguimos fotos de satélite que mostram o incrível avanço da devastação de 1989 até 2008.

A situação das unidades de conservação em Rondônia foi recentemente retratada em relatório do Grupo de Trabalho Amazônico chamado “O Fim da Floresta?”. Com quase a metade da cobertura de floresta do Estado (44%) inteiramente destruída, madereiros e pecuaristas avançam cada vez mais para as zonas verdes que estão, em tese, protegidas pela lei. Leia mais aqui sobre o relatório do GTA.

Em conversa com O Eco, o chefe da FLONA Bom Futuro, Paulo Volnei Garcia, explicou que os incêndios e desmatamentos deste ano não puderam ser verificados em função das ameaças que correm os fiscais do Instituto Chico Mendes e Ibama ao entrarem na área. Mas, segundo ele, até julho o ritmo do desmatamento havia caído a 1/5 do total do ano passado. A razão para isso são as informações de que o governo fará em breve grande operação na região.

Para saber mais sobre a Flona Bom Futuro

Leia matéria “Sem saída”, que conta história da ocupação. 

e

Baixe aqui as imagens da evolução do desmatamento para abrir no seu Google Earth (9,6 MB – arquivo.KMZ – use o painel Meus Lugares e clique nos anos 1989; 2000; 2008 para sobrepor as imagens do desmatamento na área da unidade de conservação)

VISITE A PÁGINA DO MONITOR O ECO

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2025

R$ 150 mi do Fundo Amazônia serão destinados à restauração ecológica de terras indígenas

Serão selecionados 90 projetos de 50 a 200 hectares e com participação obrigatória de indígenas. As inscrições vão até 19 de julho

Colunas
15 de abril de 2025

Sem clima para aprender

Entre as enchentes e ondas de calor, as salas de aulas são uma amostra do efeito estufa e como a crise climática está afetando todas as esferas da vida, até o ensino

Salada Verde
15 de abril de 2025

Câmera flagra primeira travessia de onça-parda em viaduto vegetado

Armadilha fotográfica registra passagem inédita do felino na estrutura situada no interior do RJ. Atropelamentos são uma das principais ameaças ao animal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.