Reportagens

2015 deve ser (de novo) o ano mais quente

Agência norte-americana do clima confirmou nesta segunda-feira a informação que 2015 deve ser o ano mais quente já registrado na história.

Observatório do Clima ·
26 de outubro de 2015 · 8 anos atrás

A agência norte-americana de oceanos e atmosfera (NOAA) confirmou nesta segunda-feira a informação que foi alerta no Observatório do Clima: 2015 deve ser o ano mais quente já registrado na história.

A média da temperatura global em setembro foi 0,9 ° C mais alta que a média registrada no século 20. Esta foi a maior  temperatura registrada para o mês, superando o recorde de 2014. Também foi o maior aumento acima da média para o mês em todos os 136 anos de registro. O ano de 2015 já tem seis dos 10 meses mais quentes registrados na história: setembro, março, maio, junho, agosto e setembro. Várias cidades brasileiras quebraram neste ano seus recordes históricos de calor, entre elas Manaus, Brasília e Belo Horizonte.

No dia 11 de setembro o gelo do Ártico atingiu também a sua quarta menor extensão desde 1979, com 2,73 milhões de quilômetros quadrados – cerca de 1,19 milhão de quilômetros quadrados abaixo da média de 1981 a 2010.

Os especialistas têm atribuído a sequência de recordes de temperaturas ao aquecimento global causado pela emissão de gases causadores de efeito estufa. Este ano, além desta tendência de aquecimento devido à atividade humana, o fenômeno El Niño também tem contribuído para as altas temperaturas.

Clique para ampliar. Foto: NOAA
Foto: NOAA

 

*Este artigo foi publicado originalmente no site do Observatório do Clima, republicado em O Eco através de um acordo de conteúdo. logo-observatorio-clima

 

 

Saiba mais
Relatório: NOAA National Centers for Environmental Information, State of the Climate: Global Analysis for September 2015, publicado online em Setembro de 2015

Leia também
Aquecimento explica maiores prejuízos por furacões, sugere novo estudo
Aquecimento pode triplicar seca na Amazônia
Primeiro semestre de 2015 foi o mais quente já registrado

 

 

 

  • Observatório do Clima

    O Observatório do Clima é uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileira criada para discutir mudanças climáticas

Leia também

Reportagens
7 de agosto de 2015

Primeiro semestre de 2015 foi o mais quente já registrado

De acordo com agência norte-americana do clima, o ano caminha para quebrar recorde entre os mais quentes da história.

Reportagens
19 de outubro de 2015

Aquecimento explica maiores prejuízos por furacões, sugere novo estudo

Nova contabilidade sobre perdas relativas a tempestades tropicais nos EUA encontra que mudança do clima pode ser responsável por até 12% dos danos.

Reportagens
15 de outubro de 2015

Aquecimento pode triplicar seca na Amazônia

Modelos de computador sugerem que leste amazônico, que contém a maior parte da floresta, teria mais estiagens, incêndios e morte de árvores, enquanto o oeste ficaria mais chuvoso.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. SUPER LOTO diz:

    será que com esse encontro mundial do clima que aconteceu na europa vai mudar alguma coisa? espero que esteja errado,mas a tendencia é só piorar