Reportagens

Sundance versão ambiental

Canal de televisão tem horário exclusivo para programação sobre meio ambiente, com documentários e séries. Versão online lança mapa de movimentação ambiental no mundo.

Gabriela Machado André ·
20 de julho de 2007 · 17 anos atrás

Os entusiastas da causa ambiental que têm televisão a cabo que não assistiram – ou ouviram falar – do Sundance Channel podem se sentir por fora de algo consideravelmente interessante. Lançado em 1996, o canal exibe os filmes independentes do festival americano de Sundance , além de programas, documentários e séries – como a brasileira “Cidade dos Homens”. Mas desde abril deste ano a empresa abriu espaço nobre para o meio ambiente. Lançou o programa semanal “The Green” e mais recentemente criou na internet o “Eco-mmunity Map”.

O The Green é um pout-pourri de atrações ambientais apresentado todas as terças, das nove às onze e meia, pelas intelectuais-ativistas Simran Sethi e Majora Carter. Para a composição da eco-programação, a criatividade do diretor do canal, Robert Redford, se une a um comitê colaborador composto por dezessete organizações ambientais e de conservação, entre elas o Greenpeace e a Global Green.

A série que atualmente inicia a sessão é a “It’s not easy beeing green”, que acompanhará em oito capítulos a desenvoltura de uma família americana para transformar soluções ambientais em uma rotina de vida. Algumas das temáticas intrigantes exibidas no seriado passado “Big ideas for a small planet”, abordaram o uso de bambus como matéria-prima para a criação de roupas, a vida em uma casa-na-árvore inteligente, e até uma experiência automotiva a base de óleo vegetal de cozinha.

Na sequência, são veiculados documentários produzidos fora do canal, que tratam do tema ambiental sob perspectivas práticas mas também destacam denúncias e constatações preocupantes. Uma das primeiras produções na agenda do The Green teve como protagonista o ralo, e destrinchou os sistemas de tubulação de cidades americanas, por onde são escoadas substâncias nada inofensivas a suas destinações.

“Google Earth” ambiental

O Sundance Channel anunciou em 11 de julho o lançamento do “The Eco-mmunityMap” , uma versão costumizada da ferramenta Google Maps.tm, que demarca geograficamente iniciativas individuais, empresariais e acontecimentos ligados ao meio ambiente no mundo todo. Quem já está familiarizado com o software Google Earth.tm. e se interessa por discussões e iniciativas ambientais, tem boas chances de aprovar o híbrido.

No site do Sundance Channel o mapa está situado dentro do link do The Green , que na versão para a web disponibiliza mini-vídeos dos episódios passados. A interatividade inclui os programas Ecoists e Ecobiz, que tratam, respectivamente, do estilo de vida de celebridades ligadas a causa ambiental e de metodologias empresariais eco-amigáveis. A última opção no menu da página é destinado ao mapa.

No Eco-mmunity Map será possível localizar – a medida que forem sendo incluídos pelos usuários – desde feiras orgânicas a parques que necessitem ações de manejo. Além disso, os eco-engenheiros que quiserem divulgar projetos amadores, terão seu espaço. O vice-presidente da área de Mídias Digitais do Sundance Channel, Christopher Barry, disse em depoimento ao site World Wire, que o mapa oferece uma plataforma interativa com o objetivo de energizar as pessoas para criarem mudanças, em nível local e global.

Os participantes da comunidade online podem se cadastrar em quatro diferentes marcadores: Individual, onde serão divulgados os dados pessoais e de que forma o usuário é “verde” em seu cotidiano; Business, direcionado para empresas e companhias que queiram divulgar produtos eco-amigáveis ou estabelecer um canal de comunicação com seus consumidores; Green Action Point, um fórum voltado para a divulgação de ações ecológicas previstas ou em andamento e Green Attraction and Event, que indica um calendário de eventos ao redor do mundo.

O mapa é melhor visto através do software Mozzila, e tem três opções de visualização: Map, Satellite e Hybrid. A primeira mostra os marcadores sob o mapa tridimensional contendo as delimitações dos países e estados, na segunda as delimitações desenhadas são substituídas pela imagem original do satélite, e a terceira junta as duas primeiras opções. Resta saber se em algum momento a quantidade de marcadores que ainda irão surgir não vão dificultar a visualização dos diferentes símbolos.

Adicionalmente, os usuários da nova ferramenta poderão fazer gratuitamente o “Eco-mmunity Mail” que pela proposta, é carregado somente por energia renovável. Após o cadastro no email “carbono neutro”, o próximo passo é criar um site com fornecimento de energia livre de emissões, possibilidade que o site também oferece.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.