Como O Eco tem mostrado nas últimas semanas, focos de incêndio estão destruindo um dos mais belos e mais visitados Parques Nacionais brasileiros, a Chapada Diamatina. Desde o início de outubro, cerca de 70 mil hectares já foram queimados.
Você pode ler em detalhes, em reportagem de Felipe Lobo, a tragédia sobre a Chapada. Clique aqui
Você também pode baixar o mapa interativo criado pelo Monitor O Eco (imagem ao lado) para saber através de imagens de satélite quais foram exatamente as áreas queimadas na Chapada Diamatina.
Para isso é preciso baixar o arquivo abaixo e abri-lo no Google Earth.
Clique aqui para baixar o arquivo (.KMZ – 1 MB)
Depois que você baixar o arquivo, clique em cada um dos pontos vermelhos. Eles correspondem aos focos do calor captados pelo sensor NOAA 15 durante os dias 05 e 11 de novembro. A cada clique, as informações sobre cada ponto (local, dia e vegetação queimada) aparecerá.
Você pode ver mais informações e fotos clicando no banner de O Eco.
Por fim, experimente clicar na pasta “Imagem de focos (Modis)”, na barra lugares temporários à esquerda. Você verá uma imagem da Nasa tirada no último dia 07 de novembro que mostra a extenção do incêndio dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Para conhecer o Monitor O Eco. Clique Aqui
Leia também

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental
Aprovada no Senado na noite desta quarta-feira (21), proposta segue para análise da Câmara →

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado
Texto agora segue para segunda apreciação pela Câmara dos Deputados. Caso vire lei, medida vai tornar mais maleáveis as normas para licenças ambientais →

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período
'Saldo negativo' da proteção do bioma registrado entre 2022 e 2024 pode comprometer metas internacionais do Brasil, alertam pesquisadores do Inpe e colaboradores na revista Global Change Biology →