![]() |
O sistema de monitoramento de queimadas do INPE mostra hoje uma imagem muito didática do fenômeno de dispersão de poluentes oriundos das queimadas da região amazônica para o restante do continente. O mapa ao lado indica os diferentes níveis de concentração de carbono (quanto mais avermelhado, pior para o ar) e registra que boa parte dos focos de calor encontra-se em Rondônia, no Acre e na Bolívia. Outro núcleo de queimada bem claro no mapa está sobre a Bahia.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
Populações de vertebrados reduziram 95% na América Latina e no Caribe
Em todo o planeta, Relatório Planeta Vivo mostra declínio médio de 73% nas populações de vertebrados monitorados entre 1970 e 2022 →

