Reportagens

A trajetória de hoje

O sistema de monitoramento de queimadas do INPE mostra hoje uma imagem muito didática do fenômeno de dispersão de poluentes oriundos das queimadas da região amazônica para o restante do continente.

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Concentração de poluentes na América do Sul. Crédito: INPE
Concentração de poluentes na América do Sul. Crédito: INPE

O sistema de monitoramento de queimadas do INPE mostra hoje uma imagem muito didática do fenômeno de dispersão de poluentes oriundos das queimadas da região amazônica para o restante do continente. O mapa ao lado indica os diferentes níveis de concentração de carbono (quanto mais avermelhado, pior para o ar) e registra que boa parte dos focos de calor encontra-se em Rondônia, no Acre e na Bolívia. Outro núcleo de queimada bem claro no mapa está sobre a Bahia.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de junho de 2026

Copa de 2026 será disputada sob calor agravado pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Levantamento aponta que o aquecimento global aumentou o risco de calor extremo em 97 dos 104 jogos da Copa do Mundo de 2026, dos EUA, México e Canadá

Notícias
8 de junho de 2026

Livro leva leitores numa expedição por 75 parques nacionais do Brasil

Obra lançada na UCBIO acompanha viagem de Letícia Alves e Dennis Hyde, num convite para que as pessoas conheçam e se encantem com os parques brasileiros

Notícias
8 de junho de 2026

Avanço de pastos e lavouras aumenta acidentes em rodovia de São Paulo 

Estudo liga a perda de áreas naturais a mais de 1,4 mil acidentes com mamíferos em uma das rodovias mais importantes de São Paulo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.