Reportagens

No mesmo saco

Survival International lança relatório em que considera hidrelétricas e até estratégias de conservação prejudiciais aos índios no contexto do aquecimento global.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

A organização Survival International divulgou um relatório em que aponta a fragilidade de territórios e povos indígenas no mundo no contexto das mudanças climáticas. O documento destaca que enquanto a construção de hidrelétricas é tida como um argumento a favor do meio ambiente na medida em que evita a geração de energia a partir de combustíveis fósseis, a alternativa está entre uma das quatro principais causas de sérios problemas sócio-ambientais porque expulsa os índios de suas aldeias e afeta crucialmente a biodiversidade dos rios, dos quais eles dependem. O relatório “Uma verdade mais que inconveniente” atribui à expansão de cultivos de biocombustíveis, à compensação de emissões de carbono e até a estratégias de conservação ações para salvar o clima no planeta, mas que em alguns lugares ameaçam a permanência de diversos povos em ambientes florestais.

O relatório completo pode ser lido em português aqui.

Leia também

Fotografia
26 de janeiro de 2026

Voo livre: o colorido das araras-canindé retorna ao Rio

Extinta no estado há mais de 200 anos, aves ganharam uma segunda chance de colorir as florestas fluminenses com reintrodução no Parque Nacional da Tijuca

Colunas
26 de janeiro de 2026

O gavião Farialimer e as aves do antropoceno paulistano

A saga do gavião-asa-de-telha, da extinção à vida na metrópole, e seus vizinhos na paulicéia

Notícias
26 de janeiro de 2026

Unidades de conservação da Amazônia registram menor desmatamento desde 2014

Dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon e referem-se ao ano de 2025. UCs respondem por 6% do total desmatado no bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.