Reportagens

O REDD brasileiro

Governo apresenta levantamento dos 18 projetos de compensação por desmatamento evitado em fase de implantação no Brasil. Quinze estão na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

O Ministério do Meio Ambiente apresentou hoje a relação dos 18 projetos de Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) em curso no país. O governo admitiu que as ações ainda são incipientes de uma maneira geral. 12% deles estão implementados, 53% em fase de elaboração e 35% ainda negociam créditos e captam recursos. As ações são tocadas por organizações da sociedade civil, governos e instituições privadas. Juntos, os projetos abarcam 46 milhões de hectares. O ministro Carlos Minc especulou que se na Conferência de Copenhague o preço médio por hectare preservado for acertado em cinco dólares, o Brasil poderá captar cerca de 230 milhões de dólares só com essas ações. Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes, prometeu se esforçar para implementar projetos de Redd em unidades de conservação. Para isso vai ser necessário captar 10 bilhões de dólares, segundo seus cálculos.

Leia também:
O pequeno livro do Redd

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
11 de setembro de 2026

Cerrado registra segundo menor nível de alertas de desmatamento para agosto

Deter aponta 238 km² sob alerta no mês, uma redução de 18,9% em relação ao mesmo período de 2025. Maranhão, Mato Grosso, Tocantins foram os estados com maior número de alertas

Análises
11 de setembro de 2026

Ultrapassado 1,5°C, cada décimo de grau importa ainda mais 

Para limitar essa ultrapassagem, os países precisam agir em conjunto, sobretudo os grandes emissores. Como a mudança do clima é global, ações isoladas têm efeito limitado

Fotografia
11 de setembro de 2026

Muito além das árvores tortas: conheça a diversidade do Cerrado em fotos

Fotografias do Lucas Ninno mostram paisagens, animais, plantas e outros elementos que fazem parte do Cerrado brasileiro. Confira!

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.