Reportagens

O REDD brasileiro

Governo apresenta levantamento dos 18 projetos de compensação por desmatamento evitado em fase de implantação no Brasil. Quinze estão na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2009 · 14 anos atrás

O Ministério do Meio Ambiente apresentou hoje a relação dos 18 projetos de Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) em curso no país. O governo admitiu que as ações ainda são incipientes de uma maneira geral. 12% deles estão implementados, 53% em fase de elaboração e 35% ainda negociam créditos e captam recursos. As ações são tocadas por organizações da sociedade civil, governos e instituições privadas. Juntos, os projetos abarcam 46 milhões de hectares. O ministro Carlos Minc especulou que se na Conferência de Copenhague o preço médio por hectare preservado for acertado em cinco dólares, o Brasil poderá captar cerca de 230 milhões de dólares só com essas ações. Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes, prometeu se esforçar para implementar projetos de Redd em unidades de conservação. Para isso vai ser necessário captar 10 bilhões de dólares, segundo seus cálculos.

Leia também:
O pequeno livro do Redd

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.