Reportagens

Oito ou oitenta

Poucos manifestantes dão as boas vindas para Obama em Copenhague. No último dia de negociações, pavilhões estão vazios.

Cristiane Prizibisczki ·
18 de dezembro de 2009 · 15 anos atrás

Ao contrário do que vinha sendo falado nos corredores do Bella Center durante esta semana sobre a presença de Obama em Copenhague, a manhã de hoje foi tranquila. Pouco antes do presidente americano chegar ao local onde a COP-15 está sendo realizada, apenas uns poucos manifestantes empunhavam faixas de protestos. Um grupo de jovens com máscaras do rosto de Obama cantava paródias que falavam de meio ambiente e de compromisso com o clima. Dentro do pavilhão, enquanto os presidentes e chefes de estados se revezavam no púlpito para seus discursos finais, pouca gente circulava pelos ambientes da COP , reflexo das restrições impostas pela organização para entrada de ONGs. Aqui, ou está apinhado de gente ou tranqüilo demais.

Grupo de Vegans empunha faixa de boas vindas a Obama, pedindo que ele salve o planeta. 

.

Na entrada do Bella Center, jovens fazem paródias sobre clima. Música Mamma Mia, do grupo sueco Abba, ganha letras engajadas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Notícias
17 de abril de 2025

Governo confirma mobilização de 4.600 brigadistas para combate ao fogo no Brasil em 2025

Serão 231 brigadas florestais federais, o maior número já mobilizado até o momento, diz MMA. Governo também fortalece medidas de resgate de animais

Notícias
17 de abril de 2025

Pacotão de consultas públicas aquece turbina para criação e ampliação de UCs

ICMBio divulga para consulta à sociedade civil propostas para criar dez novas unidades de conservação em seis estados e para ampliação da APA Costa dos Corais

Análises
17 de abril de 2025

Lei do Mar: o compromisso com o oceano e o clima é agora

As mudanças climáticas ameaçam o oceano. O aquecimento das águas, a acidificação e o branqueamento dos corais são algumas das consequências desse desequilíbrio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.