Ao contrário do que vinha sendo falado nos corredores do Bella Center durante esta semana sobre a presença de Obama em Copenhague, a manhã de hoje foi tranquila. Pouco antes do presidente americano chegar ao local onde a COP-15 está sendo realizada, apenas uns poucos manifestantes empunhavam faixas de protestos. Um grupo de jovens com máscaras do rosto de Obama cantava paródias que falavam de meio ambiente e de compromisso com o clima. Dentro do pavilhão, enquanto os presidentes e chefes de estados se revezavam no púlpito para seus discursos finais, pouca gente circulava pelos ambientes da COP , reflexo das restrições impostas pela organização para entrada de ONGs. Aqui, ou está apinhado de gente ou tranqüilo demais.
Grupo de Vegans empunha faixa de boas vindas a Obama, pedindo que ele salve o planeta.
Na entrada do Bella Center, jovens fazem paródias sobre clima. Música Mamma Mia, do grupo sueco Abba, ganha letras engajadas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU
A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa →
Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica
Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio →
A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?
Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece →
