Reportagens

Florestas colombianas em chamas

Fogo está fora de controle desde o último domingo e já consumiu mais de 350 hectares de florestas no país. 37 municípios foram afetados, inclusive a capital, Bogotá.

Redação ((o))eco ·
6 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás

Continua fora de controle o incêndio que consome desde domingo (3) áreas florestais na Colômbia. Os números ainda não são precisos, mas já se fala em 350 hectares destruídos. As chamas colocam em perigo moradores de várias cidades, inclusive a capital, Bogotá, que, segundo autoridades do país, está ameaçada pelo avanço do fogo em várias frentes, especialmente no sudeste da cidade. No total, 37 municípios já foram afetados.

De acordo com a imprensa local, ainda não foi possível identificar a origem do fogo, mas é provável que ele seja acidental, provocado por alguma imprudência, como bitucas de cigarro acesas ou fogueiras feitas dentro da mata para cozinhar. Tanto que as recomendações para se evitar novos focos vão neste sentido. “Recomendamos que nesses dias tenhamos  zero de fogueiras, zero de queima de lixo e, ainda, que as pessoas tomem cuidado ao fumar perto de áreas de vegetação”, orientou o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno.

Segundo satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira, a Colômbia soma 358 focos de incêndio (imagem acima). No Brasil, cujo território é cerca de sete vezes maior do que a Colômbia, o Inpe contabiliza hoje 235 focos de calor.

 

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 2

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.


    1. JOCEMIR VIEIRA JUNIOR diz:

      Verdade.
      E um ano e seis meses é muito pouco pra esse tipo de crime!