Reportagens

Desmatamento ao extremo

Peixoto de Azevedo (MT), cidade que sofreu com secas na Amazônia, agora pede ajuda para lidar com enchentes.

Redação ((o))eco ·
28 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás

O município amazônico que em 2007 declarou estado de emergência por causa da seca, este ano pede ajuda ao governo federal porque não aguenta mais as chuvas. Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso, há tempos vive sem a imensidão de florestas. O processo de colonização arrasou solos, contaminou rios, derrubou as árvores e deixou a população à mercê de cada vez mais intensas e extremas intempéries, a exemplo de dezenas de outras cidades na região. A administração muncipal quer auxílio para tornar as estradas trafegáveis, reestabelecer comunicação e recuperar parte da cidade, que ficou inundada.

Leia mais:

Aqui se faz, aqui se paga

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Análises
23 de julho de 2026

O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução

Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.