Um estudo feito com gado australiano mostou que a carne produzida a partir de animais confinados é responsável pela emissão de menos gases de efeito estufa se comparada à similar proveniente do gado solto no pasto. A constatação foi divulgada no jornal Environmental Science and Technology como uma novidade, já que se costuma acreditar que o confinamento demanda mais custos e energia. A análise apontou que são necessários 9.9 quilos de carbono equivalente (CO2e) para produzir um quilo de carne do animal confinado (alimentado com ração), enquanto o gado de pastagem requer 12 quilos de CO2e para fornecer a mesma quantidade. O estudo levou em consideração os custos de alimentação e transporte na cadeia produtiva. Segundo um dos autores, outra importante razão para a melhor performance quanto às emissões é que o gado que se alimenta de ração faz uma digestão mais eficiente e isso está associado a menos emissões de metano.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)
Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia →
Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026
Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas →
Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente
Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade →
