Reportagens

Cana sem fogo

Pela primeira vez, São Paulo colhe cana-de-açucar sem o uso do fogo em área superior àquela queimada. INPE monitora canaviais com satélite.

Redação ((o))eco ·
26 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Clique para ampliar
Clique para ampliar

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atestou que 55,7% da safra 2009-2010 de cana-de-açúcar no estado de São Paulo foram colhidas sem queimadas. É a primeira vez desde o início do monitoramento do projeto Canasat, em 2006, que a colheita mecanizada superou em área aquela realizada com uso do fogo.

Em 2007, o governo paulista assinou o Protocolo Agroambiental com a União da Indústria de Cana de Açúcar do Estado de São Paulo (Única), determinando a substituição gradativa da queima da palha para a colheita sem fogo até 2014.

Sem a verificação por satélite, seria difícil avaliar o cumprimento do acordo nos 4,9 milhões de hectares de área colhida de cana nesta temporada, o que faz de São Paulo o estado responsável pela produção de 60% da cana do país. O projeto Canasat monitora também lavouras em Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O periódico Remote Sensing publicou recentemente o artigo de pesquisadores do INPE sobre a rápida expansão da cana-de-açúcar em São Paulo, como consequência do aumento da demanda por etanol. De 2003 a 2008, a área dos canaviais cresceu de 2.57 milhões de hectares para 4.45 milhões de hectares, segundo o Canasat. A expansão se deu sobre outras áreas de lavouras e pastagens.

Saiba mais sobre o projeto Etanol Verde, do governo de SP.

Leia também

Notícias
8 de dezembro de 2025

Ministros de Lula têm 60 dias para iniciar construção de roteiro para fim dos fósseis no país

Ao final do prazo, autoridades devem apresentar diretrizes para elaboração do Mapa do Caminho para a transição energética justa e planejada

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.