Reportagens

Cana sem fogo

Pela primeira vez, São Paulo colhe cana-de-açucar sem o uso do fogo em área superior àquela queimada. INPE monitora canaviais com satélite.

Redação ((o))eco ·
26 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Clique para ampliar
Clique para ampliar

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atestou que 55,7% da safra 2009-2010 de cana-de-açúcar no estado de São Paulo foram colhidas sem queimadas. É a primeira vez desde o início do monitoramento do projeto Canasat, em 2006, que a colheita mecanizada superou em área aquela realizada com uso do fogo.

Em 2007, o governo paulista assinou o Protocolo Agroambiental com a União da Indústria de Cana de Açúcar do Estado de São Paulo (Única), determinando a substituição gradativa da queima da palha para a colheita sem fogo até 2014.

Sem a verificação por satélite, seria difícil avaliar o cumprimento do acordo nos 4,9 milhões de hectares de área colhida de cana nesta temporada, o que faz de São Paulo o estado responsável pela produção de 60% da cana do país. O projeto Canasat monitora também lavouras em Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O periódico Remote Sensing publicou recentemente o artigo de pesquisadores do INPE sobre a rápida expansão da cana-de-açúcar em São Paulo, como consequência do aumento da demanda por etanol. De 2003 a 2008, a área dos canaviais cresceu de 2.57 milhões de hectares para 4.45 milhões de hectares, segundo o Canasat. A expansão se deu sobre outras áreas de lavouras e pastagens.

Saiba mais sobre o projeto Etanol Verde, do governo de SP.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.