Reportagens

Água Virtual: o gasto por trás do consumo

Infográfico revela a pegada hídrica dos produtos e alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia

Angela Morelli ·
21 de março de 2011 · 15 anos atrás

Clique para ampliar

Este infográfico foi feito pela designer Angela Morelli como parte do novo livro do pesquisador Tony Allan, do King´s College de Londres – Virtual Water – Tacking the Threat to Our Planet´s Most Precious Resource. O gráfico mostra a quantidade de água – ou pegada hídrica – de alguns dos principais produtos negociados no mercado internacional de commodities.Como se vê logo, os três primeiros colocados em uso de água são bens em que o Brasil é considerado líder na produção: café, carne bovina e couro.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
6 de abril de 2026

Interesses da mineração barram área protegida no norte de Minas

Proposta de unidade de conservação em ambiente raro do Cerrado onde vivem comunidades tradicionais é vetada após pressão política alimentada por promessa bilionária da Vale

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.