Salada Verde

São Paulo e as novas áreas protegidas

Consema aprova criação de duas unidades de conservação. Ao todo, serão mais de 12 mil hectares integralmente protegidos.

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O estado de São Paulo finalmente ganhou mais duas unidades de conservação, referendadas nesta semana pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Durante a última reunião, da qual participaram os prefeitos dos municípios envolvidos (Bertioga e São Bento de Sapucaí), foram aprovadas as criações do Monumento Natural Pedra do Baú, que vai proteger integralmente 3.154 hectares (ha) na Serra da Mantiqueira, e o Parque Estadual Restinga de Bertioga, com seus 9.264 ha. Além deste parque, a cidade litorânea também transformou 58 hectares na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Itaguaré. 

ARIE Itaguaré. (Foto: Adriana Mattoso)
ARIE Itaguaré. (Foto: Adriana Mattoso)

O secretário adjunto do meio ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, comemorou dizendo que nunca o estado de São Paulo criou tantas unidades de conservação, com diálogo entre prefeituras e sociedade civil. Só que ainda falta um passo para as áreas poderem sair do papel. As decisões do Consema seguem para a Casa Civil e apenas após o Decreto e a publicação no Diário Oficial elas estarão efetivadas.
 
O Parque de Bertioga, aceito por 27 votos favoráveis, um contra e uma abstenção, quase ficou de fora da pauta em virtude das divergências em torno de sua área e atividades permitidas. Mas os membros do Consema conseguiram realizar o processo com apoio do WWF-Brasil e de outras entidades. O local, rico em biodiversidade, protege os rios que abastecem a região e abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de desaparecimento. O texto final teve pequena mudança com o intuito de permitir a captação de água para fornecimento à população. (Felipe Lobo)

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
1 de outubro de 2026

O mundo pós-Trump: a reconstrução da governança ambiental global

Saída dos EUA de mecanismos ambientais expõe fragilidades do multilateralismo e reforça o desafio de construir uma governança global mais integrada e resiliente. →

Notícias
1 de outubro de 2026

28 dos 31 deputados autores de propostas nocivas às UCs disputam eleições em 2026

Rede Pró-UC mapeou 46 propostas, das quais 22 são Projetos de Decreto Legislativo que tentam barrar a criação ou ampliação de UCs como Albardão e Taiamã →

Salada Verde
1 de outubro de 2026

Carlos Nobre recebe prêmio internacional por trajetória dedicada à Amazônia

Pesquisador brasileiro recebeu o Prêmio Thomas E. Lovejoy 2026 por contribuições ao estudo sobre a maior floresta equatorial do mundo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.