Dicionário Ambiental

O que é o bioma Pampa

O Sul do País têm o seu bioma próprio. Neste guia ((o))eco desvendamos mais uma variação dos biomas brasileiros.

3 de setembro de 2014 · 10 anos atrás

O Brasil é um país de dimensões continentais. E dadas tais dimensões, é lógico que compreenda diferentes biomas e ecossistemas. Em alguns casos, eles são exclusivos à sua extensão territorial. Em outros ultrapassam. Da Amazônia, temos a maior parte e “dividimos” com outros nove países. Já no caso do Pampa, seria mais correto afirmar que “emprestamos” do Uruguai e Argentina.

Na América do Sul, o Pampa (Pampas, Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha) se estendem por uma área de aproximadamente 750 mil km², compartilhada por Brasil, Uruguai e Argentina. Aqui, ele ocupa 178.243 km² e está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, aproximadamente 63% do território do estado e 2,07% do território nacional.

O termo Pampa originou-se do vocábulo indígena quéchua pampa, que significa “planície” , paisagem que lhe é mais comum, embora não única: lá se encontram de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. Todos caracterizados por uma vegetação bem variada, onde predominam campos nativos, mas onde também há presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos.

O clima da região é o subtropical, isto é, de temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, fértil em sua maior parte, é bastante utilizado para a agropecuária: desde a colonização ibérica, a pecuária extensiva sobre os campos nativos tem sido a principal atividade econômica da região.

O Pampa abriga cerca de 3000 espécies de plantas, com notável diversidade de gramíneas (que ultrapassam 450 espécies), compostas, leguminosas (150 espécies) e muitas espécies de cactáceas.

A fauna também é bem diversa, com quase 500 espécies de aves e mais de 100 espécies de mamíferos terrestres. Abriga espécies endêmicas como o Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer); o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus) e outras, ameaçadas de extinção como o veado campeiro (Ozotocerus bezoarticus), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o Caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris) e o picapauzinho-chorão (Picoides mixtus).

Ameaças históricas são a progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas que têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais. Estimativas do MMA de perda de hábitat dão conta de que em 2002 restavam 41,32% e em 2008 restavam apenas 36,03% da vegetação nativa do bioma Pampa (veja o infográfico ((o))eco Metade do Pampa já foi perdido).

A criação de mais unidades de conservação (apenas 3,3% das áreas do bioma estão protegidas), a recuperação de áreas degradadas e a criação de mosaicos e corredores ecológicos são ações prioritárias para a conservação do Pampa, juntamente com a fiscalização e educação ambiental. Um caminho para garantir a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Saiba Mais
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Instituto Brasileiro de Florestas
Portal Brasil
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Pampa (Wikipédia)

Leia também

Dicionário Ambiental
2 de setembro de 2014

O que é o bioma Caatinga

O ((o))eco apresenta este pequeno guia, um primeiro passo para você entender um pouco mais sobre o bioma que 11% do território brasileiro.

Dicionário Ambiental
1 de setembro de 2014

O que é o bioma Cerrado

Neste guia ((o))eco, voltamos a atenção para a "Savana brasileira", o segundo maior bioma nacional em extensão.

Dicionário Ambiental
4 de setembro de 2014

O que é o bioma Mata Atlântica

Neste guia, ((o))eco apresenta as características do mais povoado, populoso e ameaçado dos biomas nacionais.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Marlene Guardiola diz:

    Viva o povo pampeano. Boa esta matéria.


  2. Edilson Villagran diz:

    A Pampa, é composta por uma região comum a três Pátria, de belíssimos campos nativos, própria para pecuária, muito em especial nas fronteiras do Rio Grande do Sul com Uruguay e Argentina. Tenho o privilégio de conhecer grande parte dela, a sensação, quando miramos estas lonjura de horizontes, que a liberdade se expressa ali em toda a sua plenitude, pena que o maior predador do mundo, o bicho homem, esta acabando que esta beleza da natureza.


  3. joao diz:

    eu estou estudando pra um trabalho