Reportagens

Um amanhecer para se temer

Para James Gustave Speth, autor de “Red Sky at Morning”, o planeta caminha para um trágico futuro. É o alerta de quem conhece de perto os mecanismos do poder.

Tânia Menai ·
19 de novembro de 2004 · 19 anos atrás

“Céu vermelho de manhã, marinheiro tome cuidado”, diz o ditado que alerta navegantes. Com o mesmo tom alarmante, o ambientalista americano James Gustave Speth escreveu o livro Red Sky at Morning (“Céu vermelho pela manhã”, Yale University Press, ainda sem tradução para o português). Diretor e professor do Departamento de Estudos de Meio Ambiente e Florestas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Speth afirma que as negociações e tratados estabelecidos nas últimas duas décadas para proteger o meio ambiente foram inúteis.

Por telefone, explicou que a culpa recai sobre os governantes. Por trás dos argumentos políticos, escondem-se interesses econômicos que impedem decisões em assuntos cruciais. “Temos negligenciado programas que promovem eficiência de energia nos Estados Unidos”, afirma ele.

Speth não é pessimista, apenas sabe do que está falando. Foi fundador e presidente do Instituto Mundial de Recursos, conselheiro dos governos Jimmy Carter e Bill Clinton, presidente do Conselho Americano de Qualidade Ambiental e ainda chefiou o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Com esse conhecimento de causa, atesta: “A decisão do presidente Bush de não assinar o Protocolo de Kyoto foi um dos piores erros de política pública desta era”.

O cientista lembra que os Estados Unidos têm um papel crucial nessa história. Além de ser o maior poluidor mundial da atmosfera (responsável por 25% a 30% das emissões), o país serve de exemplo para outras nações. “Ao abandonar um acordo como o de Kyoto, os Estados Unidos abandonaram o mundo”, diz.

No livro, Speth conta que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera é a mais alta dos últimos 420 mil anos. E esse acúmulo só tende a aumentar. O gás carbônico, responsável pelo aquecimento global, é emitido principalmente pela queima de combustíveis fósseis. “Na era pré-industrial, a concentração de CO2 na atmosfera ficava em torno de 280 partículas por milhão. Hoje, estamos em 370 partículas por milhão. A previsão é chegarmos a 600 partículas por milhão. Isso é o equivalente a colocar cobertores e mais cobertores sobre a Terra”.

“É um futuro que não dá vontade de visitar”, descreve Speth. Para ele, ou a humanidade passa a tomar as decisões certas ou eventos extremos se tornarão cada vez mais freqüentes. Como mudanças nos padrões de chuva, enchentes, furacões, tornados, elevação do nível do mar, perda de biodiversidade e de terras cultiváveis e escassez de água potável.

Por um momento, Speth parece acreditar que não há muito o que fazer: “A situação tornou-se irreversível”. Cita que as florestas tropicais estão sendo dizimadas e que junto com elas já desapareceram 15% das espécies de animais do planeta. Em seu livro, a situação da Amazônia é vista como incerta. Reconhece que nunca houve um movimento tão grande no Brasil a favor da criação de áreas preservadas na região, mas ressalta que os índices de desmatamento também nunca foram tão altos.

“Se tivesse a chance de conversar com o presidente Lula, diria a ele para dar oportunidade para as pessoas viverem em outras partes do país, fora da Amazônia. Assim não haveria tanta pressão”. Pelo telefone, mostra que conhece o movimento ambientalista no Brasil e cita personagens como Maria Tereza Jorge Pádua e o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, José Goldenberg. “Diria a Lula: escute essas pessoas!”.

Ele aproveita a oportunidade para sugerir que o Brasil resgate o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), criado no Rio de Janeiro durante a Eco 92. Para Speth, os empresários têm que enfrentar os problemas ambientais e o Brasil poderia liderar esse movimento, lembrar ao mundo dos compromissos assumidos no Fórum.

“A guerra no Iraque consome o tempo, a energia, o dinheiro e a atenção que deveriam ser dispensados às questões ambientais. Estamos deixando de cumprir nossas obrigações em relação ao meio ambiente”, reclama Speth, que sabe como essas coisas funcionam. “Recentemente, o conselheiro científico do primeiro-ministro britânico Tony Blair e o ministro do Meio Ambiente canadense apontaram que, a longo prazo, problemas ligados ao meio ambiente serão tão ameaçadores quanto o terrorismo”.

Quando perguntado sobre o que deveria ser feito para melhorar a situação global, o professor é categórico: a adoção de sistemas de transporte extremamente eficientes. Ele também aposta em energia renovável, principalmente na eólica, que vem ganhando espaço na Europa. “Precisamos de decisões muito claras, que alcancem e auxiliem a todos. Uma vez que essas decisões forem tomadas, as tecnologias para esses fins surgirão rapidamente”.

Alguns problemas, como a falta de água doce, poderiam ser solucionados, ou pelo menos amenizados, com boa administração. Ele dá como exemplo a agricultura, o maior consumidor mundial de água. “A maior parte dos sistemas de irrigação do mundo, incluindo os americanos, ainda é precária. Perde-se água em abundância”.

A Europa é um modelo a ser seguido. Speth acredita que o continente está à frente na diminuição de gases poluentes, em reciclagem, impostos relacionados a meio ambiente e no uso de energia limpa. “Existem várias instituições e inúmeras formas de trocarmos informação com a Europa. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem um vasto programa de troca de informações na área ambientalista. O problema ainda são as barreiras políticas que, nos caso dos Estados Unidos, impedem o país de copiar os europeus.”

O último capítulo do livro Red Sky at Morning, intitulado “Recursos para Cidadãos”, dá dicas de como o cidadão comum pode ajudar a mudar o destino do mundo. Há uma lista do que se pode fazer em casa, na hora de consumir, de votar e de investir em uma empresa. Speth lembra que a Internet é o melhor caminho de busca. Em segundos, descobre-se qual computador ou geladeira consome menos energia, ou o carro que economiza mais combustível. “Adoraria ver um brasileiro escrever uma lista com essa usando fontes brasileiras e em português. Todos os países precisam fazer parte desse movimento”.

O bate-papo com o professor James Gustave Speth acabou se estendendo por 45 minutos. Ao se conscientizar disso, comentou: “Nestes 45 minutos devemos ter perdido 1.200 hectares de floresta tropical. Certamente mais desertos se espalharam, perdemos toneladas de peixes, gases que prejudicam o clima foram emitidos, assim como poluentes tóxicos”. E completou: “É uma evidência da urgência da questão ambiental”.

* Tânia Menai é jornalista e mora há 9 anos em Nova York. Colabora para o site No
Mínimo e as revistas Veja, Super Interessante, Exame e Aprendiz.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.