Uma harpia, a maior ave de rapina que ocorre no Brasil, é um animal belo e imponente. Um indivíduo pode medir até 1 metro de altura e 2 metros da ponta de uma asa a outra. Não à toa, são predadores de topo de cadeia e é de fato do alto da floresta que observam suas presas. O que as harpias não sabem é que do chão, uma outra criatura a observa, o bicho-homem. E movido por uma letal “curiosidade” diante deste animal tão poderoso e ainda assim tão vulnerável e exposto na copa das árvores, este tal bicho-homem dispara sua espingarda. Uma, duas, quantas balas forem necessárias para levar a ave ao chão e à morte. O corpo abatido da maior ave de rapina brasileira é então observado e exibido em foto pelo homem que, para matar sua curiosidade, matou uma harpia. E assim, mais de uma centena de curiosos, mataram 148 harpias num período de dois anos no norte do Mato Grosso.
Esta situação dramática foi identificada por um trio de pesquisadores que se propôs a analisar a relação entre proprietários de terra e a maior ave de rapina do Brasil, a harpia (Harpia harpyja), e os motivos que os levavam a abater estas aves. O estudo aplicou questionários entre os moradores de áreas rurais situados ao norte de Mato Grosso, no Arco do Desmatamento, na Amazônia, entre 2015 e 2016. Os resultados revelados pela pesquisa estão disponíveis em artigo publicado nesta na terça-feira (03) no periódico científico Animal Conservation, assinado pelos três pesquisadores: Everton Miranda e Colleen T. Downs, ambos da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, e Carlos Peres, da University of East Anglia, do Reino Unido.
O levantamento chegou à espantosa conclusão de que, das 181 harpias abatidas pelos proprietários entrevistados para o trabalho, 148 delas (80,5%) haviam sido mortas pela “curiosidade” dos moradores, não familiarizados com a espécie. As outras 33 mortes estavam associadas à retaliação pela predação da harpia em animais de criação como porcos e galinhas, ou domésticos, como cães e gatos.
“Eu queria ver de perto” e “eu nunca tinha visto um gavião desse tamanho” foram algumas das respostas dadas pelos proprietários rurais aos pesquisadores sobre o porquê abateram a harpia. “A população que ocupa ali a região do Arco do Desmatamento está dividida entre os migrantes que vieram do sul na década de 70 estimulados pela política do governo militar de ocupar a Amazônia, e os assentados. E eles não têm familiaridade com a harpia e a matam de forma tão fútil”, avalia Everton Miranda, que também é pesquisador do The Peregrine Fund.
A taxa é altíssima, especialmente quando considerada a baixa densidade populacional das harpias, com 8 a 12 indivíduos por 100km². Além disso, são aves com uma reprodução lenta, que gera apenas um filhote a cada 2 ou 3 anos.
A partir de 2017, já com os números preocupantes nas mãos que indicavam uma taxa média de abate de 90 harpias por ano apenas do norte do Mato Grosso, o que poderia levar a espécie a desaparecer da região num futuro próximo, Everton Miranda decidiu que, antes mesmo de concluir sua pesquisa, precisava agir. “Quando terminamos esses formulários e a amostragem estava pronta, começamos uma parceria com uma empresa de turismo através do qual as pessoas vêm visitar a região para observar a harpia. E o dono da área onde é feito o avistamento da ave recebe um retorno financeiro por isso. Isso mudou a opinião das pessoas sobre a espécie muito depressa. Além disso, instituímos uma recompensa de 500 reais para qualquer pessoa que encontrar um ninho de harpia e reportar para gente”, explica Miranda, em referência ao projeto Construindo uma Estratégia para Conservação da Harpia na Amazônia, coordenado por ele.
“A forma mais certeira de impedir que alguém destrua qualquer recurso natural é dando a essa pessoa um incentivo econômico para isso. É mais efetiva porque, independente do quanto aquela pessoa respeita ou está convencida da importância daquela espécie, ela verá um incentivo palpável para deixar aquela floresta de pé ou não perturbar um ninho de harpias”, acrescenta o pesquisador. De 2017, quando a iniciativa de turismo começou, até a eclosão da pandemia – que comprometeu as atividades turísticas – o projeto recebeu em média 100 a 120 turistas por ano, todos eles estrangeiros.
A iniciativa deu frutos. Nos cinco anos desde que começou o projeto para valorizar a presença das harpias e mudar a percepção dos moradores sobre ela, Everton comenta que registrou em relatos colhidos informalmente apenas três abates de harpias na região. “Claro que o número pode ser maior, mas acredito que é um bom indicador de que de fato pararam a matança que estava ocorrendo de harpias”, reforça. O pesquisador tem a perspectiva de refazer a pesquisa no futuro e ampliar o escopo para outras comunidades e assentamentos onde não foram, “para ver se o efeito do turismo e da oportunidade financeira com a harpia chegou até lá”, comenta.
Os pesquisadores também se debruçaram sobre os fatores por trás da intenção daqueles proprietários que admitiram que matariam uma harpia novamente. De acordo com o levantamento, é sobretudo nas pequenas propriedades de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que as pessoas afirmam que matariam harpias novamente. O motivo: retaliação. Dentre os proprietários que afirmaram que matariam novamente as aves, 47,9% relataram a perda de galinhas para as águias, 22,4% a perda de cabritos, 18,2% de leitões, 8,3% de carneiros, 2,1% de cães e 1% de gatos. O consumo de animais domésticos foi registrado majoritariamente em propriedades de menor porte, o que explicaria o sentimento de hostilidade à espécie dessa categoria fundiária.
O projeto também reembolsa financeiramente os proprietários que relatam casos de predação de animais de criação, como porcos e galinhas, justamente para evitar esse sentimento de “sede de vingança” entre eles.
“Como se tratam múltiplas espécies de pequeno porte, não existe meio possível para você ensinar pros caras uma metodologia em que a harpia não vai pegar os animais. E ao contrário do que acontece com o gado, os animais de criação têm um valor muito modesto, então não dá pra gastar uma grana construindo galinheiro, se a galinha vale tão pouco. Então a gente orienta as pessoas a entrarem em contato com o projeto e a gente ressarce, que é um valor pequeno. E agora, como existe a remuneração por ninho, quando há predação, os moradores já vão atrás dos ninhos para mapear para nós”, conta o pesquisador brasileiro.
Miranda acredita que os caminhos para conservar a harpia não apenas no Mato Grosso, mas ao longo de todo o Arco do Desmatamento, na Amazônia, é investir em ações educativas e de conscientização voltadas para os sitiantes, e oferecer meios para que as pessoas conheçam a espécie. Para isso, integrar as harpias na economia local é estratégico, afirma o pesquisador: fazer elas valerem mais vivas do que mortas.
Leia também
Crônica de uma reintrodução de Harpia
Filhote se mostra pouco empolgado em sair voando após período de 4 meses enjaulado. Sem problemas, ele tem dois anos para aprender a se virar sozinho →
Câmeras de monitoramento flagram cena rara de reprodução de harpias
Num registro raríssimo, câmeras instaladas por projeto de monitoramento flagram um casal de harpias durante seu ato sexual →
Onde as harpias dormem: protegendo ninhos da maior águia do mundo
Árvores utilizadas para a nidificação da maior águia do mundo também são visadas por sua madeira. Tendo em mãos este impasse, três pesquisadores em conversas improváveis sugerem saídas →
Prezad@s, boa tarde.
O Brasil tem uma legislação ambiental bem eficiente comparada com as outras nações.
Penso que não se trata de criar uma lei específica para a Harpia harpyja.
Todavia, não adianta ter a legislação e não possuir condições materiais e humanas para realizar esta fiscalização.
Outros dois aspectos que deve-se considerar são a educação e as condições sociais.
Quem tem fome não irá refletir se é correto ou não matar um pássaro.
Vai matar para comer.
Se você tem uma criação de galinha e existe uma harpia comendo suas aves … o raciocínio é simples, eliminar o predador.
Este último exemplo tem uma situação singular que ocorreu em um assentamento no Mato Grosso com uma Harpia.
É triste, mas real.
Fico feliz que as pessoas se sensibilize com a espécie.
Cordialmente,
Marcial
Sou Cristina Perfeito defensora do meio ambiente daqui da minha cidade de Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro onde não conseguimos impedir o desaparecimento de muitas espécies de pássaros. Eu não sabia que isso estava acontecendo porque é tão difícil acreditar que essa ave belíssima seja assassinada pura e simplesmente. Não consegui ler tudo. Enviei e-mail para as autoridades de Mato Grosso. Voces podem fazer isso também por favor? Não sei mais o que dizer. São seres desumanos. Não entendi o porquê de esconderem o rosto. Precisam ser identificados. Urgentemente. Escrevi para esses e-mails agora. GOVERNADORIA DO MATO GROSSO
Governador: MAURO MENDES FERREIRA
E-mail: [email protected]
Secretário-Chefe de Gabinete do Governador: Jordan Espíndola dos Santos
E-mail: [email protected]
Adjunto do Gabinete Militar: Cel PM César Augusto de Camargo Roveri
E-mail: @pm.mt.gov.br ESSE E-MAIL TÁ INCOMPLETO enviei para o mesmo do governador [email protected]
Assessoria de imprensa: Lucas Rodrigues
E-mail: [email protected]
Prezados Senhores Sou Cristina Perfeito defensora do meio-ambiente de Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro e solicito respeitosamente de Vossa Senhoria uma solução e fiscalização imediata. Em anexo foto de Harpia abatida por pecuaristas no norte Mato Grosso. Foto: Ediranda, acervo pessoal. Difícil até comentar um genocídio desse. Quanto mais eu convivo com os animais mais difícil conviver com o ser desumano. Ele diz que foi por curiosidade e não porque estava com fome ou para sobreviver. Absurdo. Criminoso. Revoltante. A taxa é altíssima, especialmente quando considerada a baixa densidade populacional das harpias, com 8 a 12 indivíduos por 100km². Além disso, são aves com uma reprodução lenta, que gera apenas um filhote a cada 2 ou 3 anos.A partir de 2017, já com os números preocupantes nas mãos que indicavam uma taxa média de abate de 90 harpias por ano apenas do norte do Mato Grosso, o que poderia levar a espécie a desaparecer da região num futuro próximo, Everton Miranda decidiu que, antes mesmo de concluir sua pesquisa, precisava agir. “Quando terminamos esses formulários e a amostragem estava pronta, começamos uma parceria com uma empresa de turismo através do qual as pessoas vêm visitar a região para observar a harpia. E o dono da área onde é feito o avistamento da ave recebe um retorno financeiro por isso. Isso mudou a opinião das pessoas sobre a espécie muito depressa. https://www.oeco.org.br/…/a-curiosidade-dos-outros…/
Tem que ser aprovada com urgência uma lei federal, para proteger a Harpia contra esse tipo de atitude insana.
E criar um santuário para essas aves.
Qual é a graça???? Eles é que deveriam ser mortos. A ave não faz a ninguém, vive em seu mundo bem diferente dos humanos, de preferência em lugares altos que não prejudica ninguém. Cada dia que passa eu me envergonho de ser humana e de ter nascido neste país horrível.
É um absurdo absoluto a q ponto chega a ignorância do ser q se diz ser um ” animal racional ” e acha q isso o coloca no patamar mais alto da espécie, q burrice, q ignorância tamanha, chegar ao ponto absurdo d tirar vidas por simples curiosidade. Se quer ver d perto, bate uma foto, faz uma filmagem e pronto, está resolvido o problema. A cada dia, a cada ano q passa, mais me envergonho d pertencer a uma raça tão burra e ignorante, pra q tirar a vida d um ser q não t fez nada? Por simples curiosidade? Estamos mesmo regredindo a cada dia q passa ao invés d evoluirmos. Q decepção.
Nossa é impressionante a hipocrisia humana, matar um animal por vingança, e por acaso o animal pensa, raciocina? O animal aje por instinto o homem aje por falta de sabedoria, tremenda ignorância. E ruim ter animais domésticos mortos ,mas não vai resolver vossos problemas senhores que se acham os tais. Parabéns ao pessoal q está salvando as aves, a luta é grande mas Deus sabe de vosso esforço. A sabedoria e amor sempre vence a insanidade humana. 👍😉
Que falta de consciência matar um animal apenas por curiosidade é o fim.
Filhos de uma pátria.
Por isso desejo cada vez mais o fim dessa raça humana maldita que só sabe matar e destruir. Esse planeta viverá melhor sem esses vermes malditos.
Como uma pessoa tem coragem de abater um animal tão lindo e majestoso como esse.
Incrível o quanto o ser humano consegue ser ridículo e inconsequente. Não basta admirar ?! Tem que abater ?! Quanta imbecilidade.
Infelizmente esse é o valor q o ser q se diz humano dá para essa natureza tão divina que Deus nos deu.
Muito triste e ainda há pessoas que acham interessante usar os animais de alvo.
Pra quê fazer isso com estes belos animais? Devem ser presos por isso. Um covardia sem limites. Indignado com isso.
Melhor mesmo é meter um imbecil desses na cadeia.
É tão linda como muitas aves brasileiras e é uma grade crueldade ou ignorância um ser humano matar um animal só pra ver de perto. E ainda mais, pessoas de uma parte do Brasil que eu, pessoalmente achava os mais evoluídos.
Que decepção!
Vi uma espécie Grande voando à noite mas mas achei que não era coruja era muito grande em Bragança Paulista
Deveriam apodrecer na cadeia sem comida esses vermes de ser humano.
Imagine se os animais começarem a deixar o ser “humano ” em extinção.
Será que os mesmo iriam gostar dessa equivoco.
Falar o que ??? Uma desgraça 👿👺👹como frear esses ignorantes?😞😞😞 isso é uma trajédia não tem o que dizer 😞😞😞
Pra mim uma pessoa que comete um crime tão grave assim não merecia pagar fiança e sim ser julgada e condenada,matar um animal que está livre na natureza é um crime tão grave como um homicídio!
Não suporto ver essas notícias,sou tomada por um sentimento horrível de tristeza!
Triste o fato de matarem por curiosidade e deixarem de matar por causa de dinheiro!
As redes de TV gostam muito de denegrir o Governo, mas não aproveitam o fato de terem um alto poder de visibilidade e cumprirem o seu dever de instruir a população quanto ao respeito e proteção à natureza!
É preciso proteger as Harpias. São belíssimas! Porque essa crueldade em abate-las.
Não temos que dar incentivo econômico, temos sim é que dar educação a este povo ignorante, como pode matar uma ave pra poder ver de perto como é!!!!
Entra na internet e assista quantos vídeos quiser, que absurdo.
Influência da série Lúcifer
Preservar. Para gerações futuras. Este e o caminho. Temos q ter leis. Mas severa. De preservação. Ambiental
Devem ser implementadas multas p essas atividades ilegais e q comprometem o ecossistema
Meu Deus do céu, quanta ignorância da população do campo! 😧
Além disso, são tão inocentes todos que leem sem saber a verdade, 2 pesquisadores nunca antes lido, aparecem com uma matéria e julgam única. Me refiro à “Aguila Harpia” sim em espanhol, porque ela é amplamente conhecida na América inteira, em particular na minha terra Panamá 🇵🇦, país que une o continente inteiro (para quem ainda não sabe), também é a terra desta bela e respeitada Águia, é a Ave Nacional, é protegida, objeto de estudo por científicos do mundialmente reconhecido Instituto Smithsonian de pesquisas naturais com sede nos Estados Unidos e também no Panamá. Com toda certeza é a maior águia do mundo, seu habitat é TODA a América (entende-se nosso continente), não é no ou do Brasil, verdade seja dita, suficiente para mostrar a qualidade de pesquisa aqui publicada. Ah! Lá no Panamá 🇵🇦, também vão milhares de turistas no Zoológico ou parques florestais ver essa linda ave, lá ninguém mata porque toda a população conhece até os colonos, lá também vão estudantes de biologia natural ou pesquisadores iniciar novos estudos, mas antes devem qualificar para participar, não é qualquer um que consegue, nem escrevem textos inacabados ou sem aprovação prévia, devem ter embasamento estatístico amplo para não ferir a veracidade dos estudos.
Está é a segunda vez que vejo publicações mal informando o conhecimento geral dos leitores. Conclusão: a Águia Harpia sim é a maior do Mundo, sim migra por culpa do desmatamento de seus habitat, é símbolo do escudo nacional de minha terra Panamá 🇵🇦, por tanto é nossa orgulhosa ave nacional e protegida pela constituição nacional, tem escassas crias por vez, não havendo suas presas vai procurar alternativas, sim é de TODA a América tropical originalmente.
Muito Obrigado.
Isso é ou não é, crime ambiental..? É qual é a pena prevista p esse tipo de crime tão absurdo.
Em 1989 Indo de Gurupi a Duere Goiás estrada de terra eu caio Guilherme meu amigo Antônio Carlos Ventura deparamos com uma Harpia postada um tronco caído a beira da estrada demos ré no automóvel e ela nem se mecheu coisa de cinco metros imponente magestosa com bico e penagem corderrosa peguei meu 38 e apontei para o predador . não tive coragem de atirar meu amigo pediu o revólver apontou e não atirou ela deveria ter quase um metro de altura diante de sua magestosa beleza e nossa covardia graças a Deus ela abriu as asas e saiu voando na frente do nosso carro num rasante em que suas asas eram maior ou mesmo tamanho do carro gol em nosso retorno a noite chovendo e correndo deparamos com um vulto no meio da estrada eu não vi mas meu amigo desviou andamos de dez a quinze de lado na lama e ao lado dava para ver que era uma grande vala no topo das árvores só brevivemos graças a Deus não sei o que significou mas aconteceu fora que nos perdemos a cavalo no meio da floresta da fazenda do amigo sem saber voltar aí ele lembrou solte as rédeas que os cavalos sabem voltar deu certo já era noite imagine perdidos no meio da floresta amazônica em Duere …Deus é Pai …
Ótima matéria, parabéns !
Adorei a iniciativa, leva conhecimento e preservação da espécie. Observo do meu quintal um casal de aves de grande porte, mas não consegui identificar se são harpias, já se reproduziram, estou feliz pois o ninho fica a uns 30 metros de altura e isso impede que qualquer um consiga destruí-lo, estão com o seu segundo filhote. É uma muita rara aqui em nossa região de Mogi das Cruzes.
Assassinos impiedosos, são tão ignorantes que nem conhecem essa linda criatura que Deus nos presenteou. Que pena que ainda existem pessoas que matam por curiosidade.
O homem com sempre destruindo o nosso planeta
Meu Deus😥
Não entendi a razão de não se mostrar o rosto dos infratores. Pelo que se sabe, matas animais silvestres deste tipo, deveria configurar crime. Ou não?
Eles não tem curiosidade sobre a vida após a morte? Pq não se matam pra ver como é?
Brilhante iniciativa. Parabéns!
Muito triste o poder destrutivo do ser humano. Lamentável ….
A natureza é bela , como os seus animais ,mas interessante de tudo isso que os seres humanos que são animais racionais , é pior que os animais irracionais. Matar um ave tão linda , só para ver , ou porque come as suas galinhas , isso não é desculpa , para deixar essa ave a beira da extinção. Até quando vão deixar essas pessoas , impunes, sem tomar mediadas , mais severas .Quem sofrem com isso é a nossa natureza .A pergunta é até quando a nossa natureza vai sobreviver ?
Bem legal
Revoltante, o homem e sua ganância são as piores pragas que existe, pra que matar um animal tão belo e nosso ,brasileiro!😡😡
Ser humano é um bicho podre
O ser humano não sabe o que o espera pela natureza. Ninguém sabe mas a crueldade com ela tem seu preço. Fico com raiva e muito enojada disso. Quando o ser humano segue seu instinto o que esperar? Infelizmente acontece o pior. Muito triste. Quando o ser humano se deixa tocar pela maravilha da natureza e percebe que deve ser seu cuidador, ah isso se torna uma benção para sua família, seu bairro, sua cidade, seu estado e seu país.
Enfim mundo afora!
Deus tenha misericórdia de nós, seres humanos.
Maravilhosa ação. Gostaria muito em poder contribuir com este projeto. Sou profissional do Áudiovisual. Meu nome é Luiz Kerche, sócio diretor da KBMK EMPREENDIMENTOS CULTURAIS.
Onde vamos parar com a humanidade, temos que preservar , antes de tomar uma providência rígida devemos auxiliar os destruidores de natureza , aí sim ,creio que já estão fazendo isso , natureza 🙏❤️
Os pecuaristas que deveriam entrar em estimação serem mortos aos montes por mera curiosidade, ser humano o animal mais desprezível do reino animal mata só por prazer “curiosidade”
Triste! Uma ave fantástica que precisa ser divulgada e preservada.
A ignorância, o desamor e a falta de educação ecológica está levando ao desequilíbrio natural das espécies. Uma ave bela e imponente com esta abatida representa mais alguns filhotes no ninho que morrerão de fome. É uma pena.
O ser humano é realmente uma criação fracassada, exemplo perfeito do que pode dar errado, quando se acredita que essa criatura deve ser deixada como dona do mundo. Muito triste!
Ignorância, falta informação para esse povo simples do campo, matar por curiosidade, precisam entender que as harpias assim como qlq ave de rapina controla a população de roedores, que espalham doenças e acabam com plantações e se reproduzem rápido e aos montes
Estou triste pq o bicho homem não quer recordar os princípios ancestrais , muito triste ver elas abatidas
Parabéns preservar produzir reciclar
Isso é revoltante, inaceitável,matar um bicho que está entrando em extinção,só por curiosidade,quem deveria protege-los,se tornou o seu algoz,o homem.
É por isso,que anos após anos,aparecem traficantes de animais, pois quem deveria proteger o meio ambiente,as espécies nativas,são os mesmos assassinos que os destroem.
Não é atoa que querem tomar a amazônia,as terras brasileiras,já que o governo e seus órgão ambientais são tão impotentes que não conseguem cuidar dos mesmos.
Tem que prender esses assassinos,deixa-los enjaulados,por uns anos,sem direitos a fianças.
Isso é revoltante!
Por uma curiosidade banal,destruir,extinguir o que tem que se preservar.
Até onde vai a insanidade desse ser que se diz humano,tão irracional,tão incoerente,tão destrutivo.
Cadeia para esses assassinos.
Não tem que dar incentivo nenhum pra este bando de cruéis assassinos… deveriam prender estas pessoas, pois isto é um crime. Será q não existe nenhuma ONG ou autoridade que possa defender estas aves indefesas?
Muito triste essa matéria,o governo tem responsabilidade nessa tragédia,por permitir desmatamento e assentamento no habitat natural dos animais,e por falta de educação ambiental.
Poxa… Que tristeza… Deveríamos proteger as harpias sem remuneração e com total afinco…
Esse da foto com a ave espero que esteja atrás das grades onde é o lugar dele
Cambada assainos ser humano pior bicho ten
É lamentável e revoltante. Como disse Albert Einstein: “Existe duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana, eu só não tenho certeza quanto ao primeiro”.
O ser humano concerteza o pior animal do mundo
Depois deus castiga eles não sabem porque!!!
Horrível isso, infelizmente por essas ações percebemos por que nosso país ainda é tão atrasado, não tenho nem como mensurar a coisa dessas!
Quanta ignorância existe.
Que imenso absurdo! Matar por curiosidade? Onde já se viu uma coisa dessa? O homem é mesmo um monstro. Desculpem, não tenho nada melhor que dizer, pois tenho um nó na garganta depois de ler o que li aqui, depois de ver as imagens que vi aqui. É uma lástima sem tamanho.
Mais uma espécie que entrará em extinção. Pois o homem não respeita nada. E só de saber que foram abatidas por mera curiosidade só afirma minha teoria que os homens é que são irracionais.
Amei o projeto de Conservação da Harpia. Eu havia comentado com amigos que o turismo deveria ser a forma mais eficaz de proteger a natureza, mas eu não tinha exemplos concretos na ocasião.
Muito legal o seu trabalho. Parabéns.
O ser humano tem hora que é desprezível !
😞😥 Infelizmente, alguns homens ainda são os piores animais do mundo!!!
Até quando o planeta vai aguentar essa destruição sem cabimento?!?!
😔😔😔😔
Por isso eu torço pro Sars Cov2……
Sempre achei animais magníficos! Tomara q de certo. Aluta e árdua mas gratificante. Só vi pessoalmente no zoo.
Espero que estes mesmos tenham sido punidos pela nossa justiça…aff
O homem quando quer é um ser desprezível. Triste 😔
Aqui Bodoquena MS, no assentamento Canaã que na serra da Bodoquena, existe a arpia, porém já difícil de se ser!!🦅🦅
Sinto muito pelas aves, gente ignorante lamentável 😢😢😢
Achava que o gavião real era maior
É um absurdo que ignorância🙏🏼
Covardia sem precedentes tem que fazer o que é preciso pra acabar a matança
Sou da região norte do pais, e fico Muito triste ao ver que nossa falna, flora, e a biodiversidade de aves e animais selvagens, que existe no Brasil vem sendo extintos ano após ano pela ambição, e maldade do homem.
Parabéns pela matéria, Duda!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Animal lindíssimo. Havia nos anos 80 e 90 no zoologico de Curitiba uma espécie dessa pra vermos. Era um animal imponente e enorme, mas muiti triste, dentro de um cercado próprio. Dava pena de ver.
Bicho homem é uma desgraça mesmo
Muitos produtores rurais são mal vistos pela questão ambiental ( queimadas, desmatamento e etc),tal atitude desses ” curiosos”,(ou seriam bandidos mesmo?) só faz aumentar o repúdio as atividades agrícolas, infelizmente.
Como o bicho homem pode ser tão desgraçado.
Esses caras são bandidos que matam por prazer, deveriam ser denunciados aos órgãos competentes!!! Extremamente vergonhoso!!! Ainda ocultam a cara desses vagabundos!!!
Essas pessoas deveriam ser penalizadas por matar uma ave dessa pq ela nao serve nem pra alimentação, então não é por fome que estão matando é por maldade,
Que bom que começaram a agir antes que os animais sejam extintos completamente.
Que bom dia começaram a agir antes que os animais sejam extintos completamente.
Eu valorizo todo ser humano que defende e ajuda animais! Lutando também pela Preservação da natureza! Pois toda á vida existente foi feita pelo o amor de Deus.
Sim, a reintrodução é o caminho certo, ainda bem que existe esta gloriosa consciente e ágil, tem que banir os malditos madeireiros em florestas protegidas.
O homem de bem, enxerga a paz com a natureza, e entende que são caminhos paralelos sem quebra de amizades.
Sem dúvidas, a culpa pela morte das Arpias é do Bolsonaro. Mesmo que tenha ocorrido na era macabra do PT.
Muito bom o incentivo.
Mais meu coração doe por saber q a harpia entrar em extinção.
Passáro tão bonito.
A natureza agradece os defensores.
Percebi q o passáro já vai se alimentar
com receios .
Mateus: 5
Que nojo dessa gente que nem é gente
O animal humano muitas vezes prova que não é tão inteligente e racional como sua estupidez o faz achar.
Pq colocar tarja preta nas caras destes malditos que dizimam estes animais tão belos??? Estes malditos tem que ser mostrados para o mundo e terem suas liberdades privadas, seus ir e vim privados, suas vontades privadas, alguma coisa tem que ser feito! Não podem ficar impunes!!!
Caro Everton, a espécie humana é cruel. A que ponto chegamos?
Saudações preservacionista.
Marcial
Bando de desgraçados que não se importam com a vida. Assim como matam um animal indefeso podem tirar uma vida humana, sem pensar duas vezes. Não contribuem com nada nesta vida, mas, só trazem prejuízo para nossa sociedade….. Deveriam ser presos e pagarem por seus crimes….
… ainda bem que no meio do pior predador de todos (o ser humano) encontramos os que respeitam a vida. .
Parabéns pela iniciativa..
Já tive a apontunidade de ver uma harpia em vôo..
Animal formidável…..
Homem! Bicho escroto!!!! Pior ser, feito pela natureza de Deus! Claro q existem algumas exceções!!!!Mas são poucas!!!!!
Para mim, além da educação ambiental, é preciso urgentemente de leis duras.
Aqui no Brasil as leis são tão brandas que até parecem que foram feitas para proteger esses criminosos.
Somente agradecer a preocupação, a informação e predisposição de cuidar dessa forma, do mundo que vivemos. O qual pertence a todos os indivíduos criados por Deus!
Quanta ignorância e insensibilidade! triste isso… é de partir o coração 💔😌 nossa fauna e flora sendo destruída até por motivos de curiosidade… Absurdo.
Se acham inteligente! E a única que coisa que os move e a ignorância por tudo ao ser redor! E a única preocupação e o seu próprio umbigo!!
Quem tem que ser abatido são os seres humanos que fazem isto. O seres humanos são piores que animais matam por prazer,enquanto os seres(aves e outro mais )criado por Deus matam para matar a fome.
O poder publico não pode permitir que matem essa ave. O ser humano tem a maldade encostrada em sua raiz. Como podem matar um animal desse. punição severa para esses cabras safados aí.
@GCMVOGADO
Esses filhos de putas que mataram essas aves deveriam ser identificados e presos…. Tem que criar leis que levem a prisão desses covardes por no mínimo uns 10 Anos e inafiansavel e tem que ser em regime fechado no presídio.
É inaceitável que nos anos de hj um ser humano tem a capacidade de cometer um crime ,uma crueldade dessas ! As leis tem que ser mais duras parar esses monstros!! O trabalho difícil de uns para manter o animal vivo ,vem um assassino desses desses e desfaz todo o trabalho!!
as leis de preservação permanente da fauna e flora no Brasil tem relaxado muito e de forma vergonhosa, precisamos apertar os fatos que ocorrem nos casos de preservação das espécies ameaçadas de extinção no Brasil e principalmente o desmembramento de área onde é abrigo das espécies.
Só acontece no Brasil uma desgraça dessa acabando com a fauna genuinamente brasileira,por pura ignorância da população onde na realidade o ser humano invade o habitate natural das espécies isso é caso de polícia e quem fiscaliza o meio ambiente, esses pecuaristas deveriam receber multa pesadas se aki no Brasil tivessem autoridades fiscais sérios, como acontece em outros países,mandem eles matarem uma águia americana pra ver o que acontece com eles,esses monstros ainda tiram fotos como se fosse uma coisa normal, se eu tivesse aí eu pegaria a arma deles e atiraria na bunda deles….
Prova de que o homem é um animal que não deu certo.
Desde criança sou fã das harpias, graças a meu falecido pai. Não se abate um animal tão lindo
O ser humano, se torna a cada dia mais lixo! Não sei se poderemos por muito tempo chamar nossa espécie de Humana! Ou teremos que mudar o significado da palavra. Não dá pra entender a mente do bicho homem. Infelizmente temos que ler esse tipo de matéria.
Pqp, essa matéria acabou com meu dia!
Vergonha de ser…ser humano!
E um absurdo estes idiotas mataram a fauna e destroem a flora e acha que estão sem mpunidade devíamos e para de comer laticínios deste idiotas agropecuária tás!
O governo ipocrita não puni com multa astronômicas nestes idiotas !
Revoltante matar animais por puro estupidez!
O bicho-homem é infame e maldito. Essas Aves são Anjos, maravilhosas Criações de Deus. Continuem com o trabalho de proteção. Cadeia nesses criminosos!!!!
Nem terminei de ler a Matéria, um absurdo e ignorância extrema, como pode isso. E lamentável uma reportagem desta, infelizmente o planeta dará o retorno e não adianta chorar. E a lei do Retorno
Parabéns pelo trabalho ótima iniciativa
Ótima matéria Parabéns !
É por essas e outras que sou pró extinção não violenta da nossa espécie.
Um projeto da natureza que deu errado!
As leis teriam que funcionar , esse tipo de pessoa que mata assim teria que pagar multa e ir preso
Não são “proprietários rurais” ou “moradores curiosos”, são criminosos ambientais e é disso que devem ser chamados
São todos inguinorante perante uma ave tão majestosa como essa . não vai demorar muito para essa aves como está se instigue . obrigado pela publicação !
Que judiação! Como o bicho homem pode ser tão burro (não comparando com o animal). Idiota e sem um pingo de sensibilidade pela vida. Matar pra ver morta. Precisamos de amor pela vida!
Fico impressionada como o ser humano e podre… Preocupados apenas com as suas próprias ambições enquanto está ganhando… E tudo o que importa… Nosso Planeta já não suporta isso.. E Toda Essa Revolta vem em forma de desastres naturais… me pergunto quando vamos aprender a viver em harmonia com a natureza??! Quando não existir mais nada d for tarde de mais??! Realmente muito triste 😔💔💔🍃🍃🍃
Muito boa a matéria!!!
Educação ambiental e inserção da atividade de turismo ecológico na economia local é uma boa ação conservacionista.
Parabéns aos pesquisadores!!!
Que coisa. Quantas pessoas brutas existem neste mundo…. E estão tomando conta e matando tudo o que se move….
Esse sim é um problema ambiental. Hoje os órgãos ambientais gastam mais tempo perseguindo pessoas que protegem o meio ambiente, reflorestaram suas áreas, reduzindo recursos para combater tragédias como essas e tantas outras. As comunidades preservacionistas e históricas das UCs precisam ser acolhidas e não difamadas com mentiras ou ameaças de expulsão. A anterofobia dos órgãos ambientais é um preconceito que precisa ser combatido. Anterofobia funciona assim: não importa quem estava antes da UC ser criada, são todos inimigos da UC e merecem ser expulsos. Estudo técnico, diálogo e acolhimento de famílias históricas nem pensar. Enquanto isso as harpias e tantos outros problemas seguem sem solução. Já nas UCs chamam atenção os projetos de construir tirolesas, raftings, universidades até de gastronomia, glamping, restaurantes, etc., ou seja, aumentando o impacto antrópico ambiental em relação às comunidades anteriores.
Como diziam do deuses gragos:
Contra a estupidez Humana, nada sobrevive
Ñ gostei
Essa manchete me deu náusea. Como podem ser tão imbecis a esse ponto, matarem nossa ave mais majestosa por curiosidade. Esses filhos da puta tem que ter punição. Meu Deus.
Belo trabalho para conscientizar o Homem, que o pior dos animais é ele prnóprio.
Bando emquinorantes deveria era arrancar os testículos deste pra não reproduzir mais predadores da natureza as floresta morrendo na mão ✋ destes imbecis a mão de Deus vai pesar. Um dia ainda
Brasileiro e uma raça desgraçada matar por curiosidade putz tenho vergonha de ser brasileiro
Como o homem,ė hipócrita 500 reais para elevar a consciência do outro.
A estupidez humana é incomensurável
Que triste