Reportagens

Apib representa criminalmente ex-presidente Jair Bolsonaro por omissão na proteção do território Yanomami

Além do ex-mandatário, o ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier e a ex-ministra e atual senadora Damares Alves são citados. A ação destaca possível incentivo para invasões da área protegida

Débora Pinto ·
27 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), principal organização indígena do país, protocolou nesta quinta-feira (26) uma representação criminal na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Também são denunciados Marcelo Xavier, ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Damares Alves, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e Robson Santos, ex-secretário de saúde indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

No documento protocolado na Justiça nesta quinta-feira, 26 de janeiro, a Apib pede instauração do competente inquérito, visando ao final a condenação do ex-presidente de sua ministra e secretário pelas condutas omissivas e pelos crimes de genocídio (art. 1o a,b,c da Lei no 2.889 /56) e improbidade administrativa (Lei no 14.230/2021 – Lei de Improbidade Administrativa/ art. 37 da CF).

De acordo com a representação, Bolsonaro foi omisso com o povo indígena Yanomami no exercício de sua função presidencial. Dados reunidos no relatório “Yanomami sob ataque”, publicado em 2021 pela Hutukara Associação Yanomami, Associação Wanasseduume Ye’kuana e o Instituto Socioambiental (ISA), apontam que,“houve um incremento anual de 1.038 hectares, atingindo um total acumulado de 3.272 hectares”, desde 2018 até 2021, […], possivelmente, a maior taxa anual desde a demarcação da Terra Indígena Yanomami (TIY), em 1992”. 

Davi Kopenawa presidente da Hutukara Associação Yanomami. Foto: Amazônia Real.

A qualidade da água também foi afetada pelos altos índices de mercúrio e outros agentes contaminantes necessários à exploração de ouro. Um laudo da Polícia Federal, citado na denúncia criminal, revela que quatro rios da região têm alta contaminação por mercúrio, apresentando um índice 8600% superior ao estipulado como máximo para águas de consumo humano.

A denúncia também destaca que a omissão por parte das lideranças governamentais relacionada à invasão do território funcionou como um incentivo ao garimpo à época. “Houve uma flagrante omissão por parte desses agentes públicos em dar resposta ao povo Yanomami. Nesse documento, a gente elenca os direitos fundamentais dos povos indígenas que foram violados e também os direitos humanos que foram cerceados”, diz Maurício Terena, coordenador jurídico da APIB.

A representação criminal também relembra que 21 ofícios com pedidos de ajuda dos Yanomamis foram ignorados por Bolsonaro. Além disso, a ex-ministra Damares Alves teria pedido que Bolsonaro não enviasse aos indígenas leitos de UTI, água potável, materiais de limpeza e higiene pessoal, informativos sobre a pandemia da Covid-19 e instrumentos médicos.

Segundo um documento revelado na época pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que o conseguiu via requerimento de informação,  a ministra alegava que os povos indígenas não haviam sido “consultados pelo Congresso Nacional”. Em seu pedido ao presidente, Damares alega: “Mesmo cientes da situação de excepcionalidade vivida pelo país e da celeridade em aprovar projetos de lei que beneficiem e protejam os povos tradicionais, os povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, eles não foram consultados pelo Congresso Nacional”.

Denúncias precedentes

Em junho de 2020, a APIB ingressou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF Nº 709 – no Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de combater a omissão do Governo Federal no enfrentamento à pandemia do COVID-19. 

No mês seguinte, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, relator da ação, determinou medidas a serem tomadas pelo Governo Federal. Entre elas, a criação de barreiras sanitárias, o acesso aos serviços de saúde a todos os indígenas aldeados, independente de suas reservas estarem ou não homologadas, e a elaboração e monitoramento do Plano de Enfrentamento da Covi-19 para os povos indígenas brasileiros. 

Apesar da determinação, a APIB identificou o descumprimento das medidas e informou ao STF, em maio de 2022. Nos autos da ADPF Nº709, a Articulação também relatou a escalada da violência e os problemas de saúde na Terra Indígena Yanomami.

  • Débora Pinto

    Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, atua há vinte anos na produção e pesquisa de conteúdo colaborando e coordenando projetos digitais, em mídias impressas e na pesquisa audiovisual

Leia também

Reportagens
22 de junho de 2020

Terra Indígena Yanomami é a área protegida mais pressionada da Amazônia

Dados são do boletim das áreas protegidas mais ameaçadas e pressionadas do Imazon, que analisa número de ocorrências de desmatamento dentro desses territórios

Reportagens
14 de novembro de 2022

Lideranças Yanomami enviam mensagem com reivindicações ao presidente eleito, Lula

Em vídeo, Davi Kopenawa, José Yanomami e Aristeu Yanomami pedem a retirada dos garimpeiros e a melhoria das condições de saúde na TIY

Reportagens
24 de janeiro de 2023

‘Com um garimpeiro para cada indígena’, mineração ilegal adoece população e meio ambiente na TI Yanomami

Lula visitou o território tomado pela fome e sem atendimento à saúde, e exonerou servidores que negaram crise em 2022. Promessas de Bolsonaro para legalizar a mineração em terras indígenas levou mais de 25 mil garimpeiros para a região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Lúcia Vieira diz:

    Um site sério com intuito de informar e ajudar na Educação de outras pessoas, precisa ser imparcial na política. Está explícita a escolha de esquerda. Qualquer governo vai interferir no meio ambiente por acreditar no crescimento econômico do país. É um erro, pois precisamos cuidar do nosso planeta, mas não conte que no governo atual vá ser diferente. Aliás, isso é briga de cachorro grande que nenhum ambientalista consegue barrar, infelizmente.