Reportagens

Bolsonaro sugere que dados do desmatamento passem por ele antes de serem divulgados

Para coordenador do MapBiomas, mesmo que o Executivo tenha ingerência sobre dados do INPE, outros sistemas de monitoramento não oficiais continuarão a funcionar

Cristiane Prizibisczki ·
22 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Bolsonaro quer controle sobre divulgação de dados do desmatamento. Foto: Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu, nesta segunda-feira (22), que dados do desmatamento na Amazônia sejam levados à sua apreciação entes de virem à público, para que ele não seja “pego de calças curtas”. A declaração foi feita a repórteres após o presidente participar de um almoço com oficiais da Aeronáutica, em Brasília.

“Você pode divulgar os dados, mas tem que passar pelas autoridades até para não ser surpreendido. Até por mim, eu não posso ser surpreendido por uma informação tão importante como essa daí. Eu não posso ser pego de calças curtas. As informações têm que chegar a nosso conhecimento de modo que nós possamos tomar decisões precisas em cima dessas informações”, disse.

Em sua fala, Bolsonaro sugere que haja “hierarquia e disciplina” na divulgação das informações sobre a supressão de vegetação na Amazônia, e que o modo como é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) “dificulta” negociações comercias conduzidas pelo governo brasileiro com outros países, a exemplo, segundo ele, do acordo recentemente fechado entre o Mercosul e a União Europeia.

“Eu estou acostumado com hierarquia e disciplina e no governo, sei que a maioria é civil, nós devemos no mínimo ter isso. Então, quando o INPE detecta um dado qualquer, ele tem que subir os dados, no caso, para o ministro Marcos Pontes, de Ciência e Tecnologia, antes de passar pelo Ibama para divulgar […] Não pode alguém na ponta da linha simplesmente resolver divulgar esses dados, porque pode haver algum equívoco e, neste caso, como divulgou, há um enorme estrago para o Brasil”, defendeu o presidente.

Subordinado ao Ministério das Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o INPE é o órgão responsável pelo monitoramento da Amazônia desde 1988. Os dados coletados pelo Instituto são públicos e servem para subsidiar governos nas ações de combate ao desmatamento.

Foto: Vinícius Mendonça – Ascom/Ibama.

Diariamente, os dados coletados pelo Deter, sistema que lança alertas sobre mudanças de vegetação, são disponibilizados ao Ministério do Meio Ambiente e servem de base para que a pasta organize operações contra o desmate ilegal. O outro sistema do INPE, o Prodes, faz o monitoramento e a consolidação dos dados e dá a taxa oficial de desmatamento do país a cada ano. Essa interligação de dados entre INPE e MMA começou na gestão da ministra Marina Silva (2003-2008), por demanda da própria pasta ambiental.

A ((o))eco, a assessoria de imprensa do INPE explicou que a política de divulgação das informações sobre desmatamento foi implantada e está sendo aperfeiçoada desde 2004, quando o Deter iniciou as operações. Em 2018, mais um passo foi dado em direção ao amplo acesso aos dados coletados, com a instituição do Plano de Dados Abertos (PDA) do INPE, que, entre outras normas, é embasado na Lei de Acesso à Informação (LAI), de 2011, e na Lei Complementar 101/2000, que determina ao Poder Público a ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso ao público, dos instrumentos de transparência da gestão fiscal.

“O presidente Bolsonaro não entende que não somos nós que fornecemos os nossos dados para a imprensa. Os nossos alertas de desmatamento são fornecidos ao Ibama. Estão abertos para todo mundo, todo mundo pode verificar [a veracidade]”, explicou o diretor do Inpe, Ricardo Magnus Osório Galvão, ao rebater as críticas feitas por Bolsonaro sobre a veracidade dos dados coletados pelo Instituto. A declaração foi feita ao Estadão, no último sábado (20).

Para Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas – iniciativa multi-institucional que envolve universidades, empresas de tecnologia e organizações não-governamentais no mapeamento das transformações do solo em nível nacional – mesmo que Bolsonaro queira ter alguma ingerência sobre os dados do INPE, os outros sistemas de monitoramento do uso do solo em funcionamento do Brasil continuação gerando seus relatórios.

Ministro Marcos Pontes endossou crítica de Bolsonaro ao INPE. Foto: Neila Rocha/ASCOM-MCTI.

“Existem 11 sistemas monitorando florestas no Brasil, se você fechar o dado oficial,  vai ter que lidar com todos os outros sistemas que não são oficiais e todos continuarão a ser publicados. É como se dissesse: ‘não gosto da temperatura que está, quebra o termômetro’, mas todos os outros termômetros continuam funcionando”, disse.

Entenda a polêmica

Na última sexta-feira (19), após a imprensa divulgar os últimos dados sobre o desmatamento obtidos na página do INPE – que indicavam aumento histórico na supressão de vegetação para o mês de junho – Bolsonaro declarou que não acredita no aumento do desmatamento e que suspeita que o diretor do INPE possa estar “a serviço de alguma ONG”.

No sábado, em entrevista ao Estadão, Ricardo Galvão defendeu o trabalho realizado há décadas pelo INPE e declarou que o presidente “tomou uma atitude pusilânime e covarde”. Ele disse também que não iria pedir demissão e que esperava ser chamado à Brasília para comentar os dados. No domingo (21), Bolsonaro voltou atrás e afirmou que não receberia o presidente do INPE.

“Eu não vou falar com ele. Quem vai falar com ele é o Marcos Pontes (ministro de Ciência e Tecnologia) e talvez também o Ricardo Salles (ministro de Meio Ambiente). O que nós não queremos é uma propaganda negativa para o Brasil”, disse para um grupo de jornalistas na tarde de ontem, em Brasília.

Nesta segunda-feira (22), o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Marcos Pontes, soltou uma nota declarando que “reconhece a estranheza” expressa por Bolsonaro quanto à variação percentual dos últimos resultados do INPE e que o Ministério está solicitando ao Instituto “um relatório técnico completo” da série histórica dos últimos 24 meses, com metodologia aplicada e alterações significativas no período.

Em relação às declarações de Galvão durante o fim de semana, Pontes defendeu que elas “não correspondem ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do País” e que o diretor do INPE será convocado ao MCTIC para esclarecimentos. “A partir dessa reunião, serão definidos novos passos”, disse na nota.

A assessoria do INPE informou que não vai se pronunciar até que a convocação de Ricardo Galvão seja efetivada.

Ainda no final de semana, Cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) saíram em defesa do INPE. “Críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos com amplo reconhecimento do País e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico”, afirmou a SBPC, em manifesto.

Os alertas disparados pelo INPE que foram alvo de críticas nos últimos dias indicaram que, em junho deste ano, a perda de vegetação foi de 932,1 km², contra 488,4 km² do mesmo período de 2018. Desde 1988, quando se iniciou o monitoramento, já foram desmatados, segundo dados do Prodes, 436.258 km² de floresta amazônica, quase duas vezes a área do estado de Roraima, o que equivale a cerca de 10% do bioma no país.

 

 

Leia Também 

Bolsonaro diz que diretor do INPE pode estar “a serviço de alguma ONG”

Sociedades científicas defendem Inpe em carta a Bolsonaro

Após declarações de Ricardo Salles, INPE divulga as diferenças entre os sistemas de monitoramento

 

 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
17 de janeiro de 2019

Após declarações de Ricardo Salles, INPE divulga as diferenças entre os sistemas de monitoramento

Instituto conta com três sistemas de monitoramento: Prodes, Deter e TerraClass. Ministro tem falado em criar monitoramento que já existe

Salada Verde
10 de julho de 2019

Sociedades científicas defendem Inpe em carta a Bolsonaro

Cientistas lançam carta aberta em defesa do monitoramento do desmatamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INPE), que realiza a tarefa desde os anos 80

Salada Verde
19 de julho de 2019

Bolsonaro diz que diretor do INPE pode estar “a serviço de alguma ONG”

Irritado com pergunta sobre desmatamento, presidente diz que desconfia dos dados divulgados recentemente sobre a derrubada da floresta em julho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 12

  1. Flávio diz:

    Medida necessária e urgente dada a militância da "Resistência" que não entendeu o papel estratégico da informação em um momento em que o Brasil começa a se libertar dos oligopolios amigos do poder e grandes tratados comerciais são constituídos. Desgraçadamente a zumbilandia politicamente correta não capta por exemplo o esforço de Alemanha e França em usar questões ambientais como ferramenta de pressão econômica, mesmo tendo já anunciado o descumprimento dos compromissos assumidos para 2030.
    É muito triste ver tanta gente apostando contra o Brasil, mesmo o Bolsonaro alertando que apenas quer ser inteirado da real situação antes de ser constrangido em público sem condições de se defender adequadamente. Depois de 15 anos de destruição do pais, a torcida continua a mesma…


    1. José diz:

      Flávio, achava impossível q alguém nessa altura do campeonato, 2019, tivesse coragem de expressar uma cachorrada do da q vc expressou no seu comentário acima. Vc merecia viver no mundo q sai da cabeça do Bolsonaro.


  2. Maurício diz:

    Faz parte do trabalho dele fazer esse acompanhamento para não ser pego de calças curtas, até porque não é nada surpreendente! Deveria se ocupar com as coisas importantes para o país ao invés de ficar criando factóides e alimentando balbúrdias!


  3. Luiz Eduardo diz:

    Acorda Bolsonaro!! já está na hora de propor algum projeto que seja interessante para o país em vez de querer prejudica o trabalho das instituições no país. Na verdade acredito que não tenha capacidade para isso.


  4. J Curitiba diz:

    Interessante como governos de tempos em tempos tentam lutar contra a ciência. Invariavelmente perdem, é só questão de tempo. O duro é o estrago que essa gente causa.


  5. Glaucus diz:

    ….calça curta kkkkk acho que ela ta de pijama e dormindo no ponto…. esse cara não conhece ou nunca ouviu falar da Lei de acesso a informação ou será tem segundas intenções com os dados?….


  6. George diz:

    Presidente, o problema não é a divulgação. É o desmatamento. Não tem como impedir que seja detectado e afete as negociações internacionais do país. O senhor sabe que a União Europeia e outros tem satélites melhores que os nossos. Tem empresa comercial fotografando tudo diariamente, com cada árvore individual visível. Não adianta segurar o nosso dado.


  7. Paulo diz:

    Sr, Presidente o sr. esta dormindo no ponto. Ao trabalho, chega de cochilo.


    1. Paulo diz:

      O sr, não está Camara federal.


  8. Paulo diz:

    Os dados do INPE são públicos, inclusive para o governo. Estão dormindo seus acessores sr. Presidente. Os alertas estão sendo enviados a cada hora. Melhor sr. Presidente demitir seus acessores, eles estão colocando o sr. em uma "saia justa".

    É brincadeira o descaso e falta de vontade destas autoridades públicas.


    1. Paulo diz:

      É o tal do filtro do governo.


  9. José diz:

    O mandatário deve estar a serviço de alguma ONG