Reportagens

Guia fortalece o combate ao tráfico global de felinos

Criminalidade dispara em países amazônicos e preocupa ainda mais no Brasil, o maior abrigo de onças-pintadas no continente

Aldem Bourscheit ·
30 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás

Agentes públicos como fiscais ambientais e aduaneiros reforçarão o combate ao tráfico e outros delitos com um guia e cursos para identificar partes e produtos feitos com felinos selvagens brasileiros. Onças-pintadas mortas sobretudo na Amazônia abastecem mercados asiáticos ilegais.

Uma incessante demanda nacional e global por itens traficados mantém aquecidas a matança e os maus tratos de animais selvagens. Os altos lucros de indivíduos e redes criminosas dependem de dribles na fiscalização física e eletrônica, em rodovias, portos, aeroportos e correios. 

Diante do problema, um guia detalha partes de felinos americanos e meios usados por traficantes tentando se safar da fiscalização. Lançado no fim do ano passado, o material capitaneado por entidades brasileiras é inspirado em ação semelhante na Bolívia, onde é intenso o comércio ilegal de animais.

“A publicação supre a lacuna do desconhecimento generalizado sobre como identificar peles, crânios, dentes e outras partes, bem como onde e como procurar por itens traficados”, explica a bióloga Yara Barros, editora do guia e coordenadora-executiva do projeto Onças do Iguaçu, desde o oeste do Paraná.

O manual permite identificar itens ilegais nos raios-x de aeroportos, distinguir entre peles naturais e artificiais, verificar se notas fiscais são mesmo “quentes”. As 10 espécies de felinos abordadas têm proteção legal e não podem ser transportadas sem uma licença federal. A lista tem de grandes onças ao gato-palheiro, do porte de um gato doméstico.

Versões impressas e eletrônicas da publicação chegam a órgãos ambientais e policiais para ampliar a vigilância, sobretudo em alfândegas, tríplices fronteiras e postos de controle rodoviário. Assim, investigações podem ser disparadas mesmo que haja dúvida sobre um possível crime de tráfico. 

Mais apreensões ajudarão a mapear as rotas, identificar criminosos e a endurecer a fiscalização contra o tráfico. “Também podem aumentar a penalização de responsáveis e a conservação da biodiversidade”, avalia Juliana Ferreira, co-autora do guia e diretora-executiva da Freeland Brasil. 

Além disso, treinamentos para detecção de crimes alcançam agências policiais, ambientais e fiscais brasileiras. Com órgãos similares de países vizinhos, uma força tarefa combate o tráfico global da onça-pintada. Para tanto, conhecer técnicas usadas pela bandidagem é indispensável.

Produtos como a “Tiger Balm” são usados para disfarçar o cheiro de peles, dentes e outras partes de felinos transportadas em carros, ônibus e aviões. A pasta analgésica de cheiro intenso é fabricada e distribuída pela Haw Par Healthcare, de Cingapura. É vendida online por cerca de R$ 50,00.

Técnicas como essa foram denunciadas pelas entidades brasileiras à Organização Mundial de Aduanas. Os 184 países conectados à entidade respondem por 98% do comércio global.

O cheiro forte da pasta analgésica é usado para tentar disfarçar o tráfico de partes de animais selvagens. Foto: Reprodução da Internet.

Tigre americano

O território da onça-pintada nas américas encolheu pela metade nos últimos 100 anos. O felino já foi extinto em El Salvador e no Uruguai, e em biomas como o Pampa. O Brasil abriga 56% das pintadas no continente, mas desmate e caça reduziram seu espaço no país em ⅓ nas últimas duas décadas.

“Uma grande ameaça ao sul da Amazônia é a morte de onças por retaliação de ataques a rebanhos”, descreve Yara Barros, do projeto Onças do Iguaçu.

Ilhada em pedaços de matas, a espécie fica mais vulnerável à extinção, pois depende de grandes territórios para sobreviver. A maior proteção sobre populações decadentes do tigre asiático ampliou a demanda por itens traficados da onça-pintada, o “tigre americano” nos mercados ilegais.

“O recente aumento do tráfico transnacional de partes de onça-pintada coloca ainda mais pressão sobre uma espécie que sofre com a perda e degradação de habitat, o conflito com humanos, e a caça de troféu”, ressalta o Guia de Identificação de Partes de Felinos. 

Garras, dentes e outros itens de grandes felinos viram amuletos ou servem a um curandeirismo taxado de “medicina tradicional” em países asiáticos. Apreensões listadas na publicação reforçam o tráfico das américas àquela região. 

Em laranja, a distribuição atual da onça-pintada no continente americano. Mapa: Reprodução UICN.

Entre 2012 e 2018, quase 2 mil dentes, peles e crânios da espécies foram confiscados nas américas Central e do Sul, retirados de 800 onças mortas na Bolívia, Brasil, Colômbia e Suriname. A China era o destino de 1 ⁄ 3 dos itens. Partes de onças já foram apreendidas até na Sérvia, no sudeste europeu.

Em 2015, 119 dentes de onça-pintada foram flagrados no aeroporto de Beijing. Em 22 apreensões na Bolívia, 17 tinham a participação direta de chineses. Há evidências de cidadãos do país asiático comprando e utilizando partes de onças-pintadas no Suriname ao menos desde 2003. 

Tentamos contato por telefone e email com a Embaixada, em Brasília, e com o Consulado da China, em São Paulo, mas não tivemos retorno até o fechamento da reportagem. Os escritórios não informam os contatos de sua Assessoria de Imprensa no Brasil.

No país também há casos extremos. Em 2016, patas e cabeças de 19 onças foram apreendidas num refrigerador em Curionópolis (PA). Itens similares foram confiscados em Roraima, estado fronteiriço à Venezuela e à Guiana. Crimes disparam em estados bolivianos junto ao Brasil, mostrou ((o))eco.

Esforço regional

Detentores de rica biodiversidade distribuída num vasto território – em torno de 7 milhões de km2 –, os países da Bacia Amazônica estão entre as maiores fontes para o tráfico interno e mundial de animais e plantas retirados de ambientes naturais. 

Para começar a mudar esse quadro, recursos alemães são investidos pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em maior controle dos negócios via Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites).

O esforço é focado em 18 espécies listadas no acordo e com grande procura por traficantes. Algumas só podem ser legalmente comercializadas para estudos científicos, como harpia e onça-pintada. Uma plataforma na Internet informa sobre quantidades, rotas, meios e regiões críticas do tráfico regional.

Uma onça-pintada de pelagem preta (com melanismo) na Amazônia brasileira. Espécie é um dos principais alvos do tráfico internacional. Foto: Greenpeace/John Novis.

Os aportes levaram à emissão de licenças eletrônicas para o comércio de espécimes no Brasil. Sistemas nos demais países devem ser usados a partir de abril deste ano. A tecnologia permitirá uma maior rastreabilidade sobre o negociado via Cites, da produção ao destino. 

“Cada país poderá usar as informações para mitigar impactos e promover políticas públicas contra o tráfico e outros ilícitos”, avalia Mauro Ruffino, coordenador na OTCA do Projeto Bioamazônia e do Observatório Regional Amazônico (ORA). 

As iniciativas promoveram estudos sobre a sustentabilidade de populações de espécies selvagens, forneceu equipamentos e capacitou comunidades para seu extrativismo. Tudo para danos aos animais e garantir a higiene do que será comercializado, como pele e carne de pirarucu.

“Na próxima fase do projeto queremos fortalecer e integrar os sistemas de controle dos países. Isso permitirá o cruzamento de registros e uma melhor fiscalização, especialmente em áreas de fronteiras”, destaca Ruffino, mestre em Oceanografia Biológica pela Fundação da Universidade Rio Grande (FURG).

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
11 de novembro de 2020

Caça e tráfico de onças disparam em estados bolivianos na fronteira com o Brasil

Investigação reforça que estados bolivianos próximos do Brasil são focos de caça e comércio clandestino de onças. Ilegalidades ganharam força com maior presença chinesa na América do Sul

Análises
14 de junho de 2020

Procura chinesa movimenta caça de onça-pintada e outros felinos nas Américas

Comércio ilegal de felinos movimenta a medicina milenar chinesa. Até quando a China, a despeito de preservar sua cultura, colocará em risco a biodiversidade de outros continentes?

Reportagens
12 de agosto de 2020

Pescadores alimentando onças são nova dor de cabeça no Pantanal

Prática está disseminada em vários pontos do Mato Grosso do Sul e oferece riscos às pessoas e aos felinos. Pesquisadores avaliam que problema será contido não só com fiscalização, mas pela educação dos turistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.