Reportagens

Ibama embarga usina a carvão de Candiota

Termelétrica, a mais antiga do gênero no país, violou limites máximos de efluentes e de emissões atmosféricas; suspensão das atividades foi determinada na terça-feira

Camila Faria ·
14 de setembro de 2016 · 8 anos atrás
Foto: PAC/Eduardo Tavares.
Usina de Candiota, no Rio Grande do Sul. Foto: PAC/Eduardo Tavares.

O Ibama embargou nesta terça-feira (13) a termelétrica Presidente Médici, a mais antiga usina a carvão mineral em operação no país, no município de Candiota, Rio Grande do Sul. O embargo ocorreu após a confirmação de várias violações nos limites máximos de vazão de efluentes e da taxa de óleos e graxas pela planta.

Em adição a essa infração, há registros de emissões atmosféricas acima de padrões estabelecidos, além da falta de apresentação de relatórios de monitoramento obrigatórios e descumprimento de obrigações de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que rege a operação da usina. Quatro autos no total determinaram o fechamento das atividades.

A construção da Usina Termelétrica Presidente Médici, com 446 megawatts instalados, aconteceu em duas etapas. A Fase A da usina foi inaugurada em 1974 e conta com duas unidades de 63 MW cada. A Fase B (duas unidades de 160 MW cada) entrou em operação em 1986.

A usina fica numa das principais regiões carvoeiras do Brasil. Candiota e municípios vizinhos hoje já têm duas usinas a carvão instaladas, uma em construção – a Pampa Sul, leiloada em 2014 – e uma em fase de licenciamento, Ouro Negro, que deverá ser a maior do país caso seja construída, com 600 MW. A região sofre falta d’água crônica e já tem 63% de seus recursos hídricos destinados a abastecer o parque gerador de eletricidade. A construção de Ouro Negro aumentará essa demanda para 70%. Mesmo assim, o Ibama concedeu licença prévia à nova usina, depois de a Agência Nacional de Águas ter concedido outorga preventiva – ou seja, autorização para captação de água – ao empreendimento.

O carvão mineral é o mais poluente dos combustíveis fósseis e está sendo paulatinamente banido no mundo, mas tem vivido uma espécie de renascimento no Brasil. O governo Dilma Rousseff optou por retomar os leilões de energia dessas usinas, que estavam suspensos desde 2008 por razões ambientais, devido à preocupação com a continuidade do abastecimento em casos de seca como a que afetou o Centro-Sul do país em 2012, 2013 e 2014, prejudicando as hidrelétricas.

O carvão hoje responde por 6% da energia elétrica produzida no Brasil. O setor viu suas emissões de gases de efeito estufa mais do que triplicarem entre 2011 e 2014, segundo dados do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa), do OC.

Leia Também

Brasil licencia nova termelétrica a carvão

Lei de licenciamento já sofre resistências

Termoelétrica no RS deve fechar, diz MPF

 

 

Leia também

Salada Verde
10 de fevereiro de 2011

Termoelétrica no RS deve fechar, diz MPF

Por conta de material particulado, Candiota, movida a carvão mineral, deve ter licença de operação cassada em 15 dias, recomenda ação.

Reportagens
18 de agosto de 2016

Lei de licenciamento já sofre resistências

Setores agrícola e industrial tentam mudar pontos em projeto do governo que visa agilizar licenças e estabelecer localização do empreendimento como critério de rigor na concessão

Reportagens
23 de agosto de 2016

Brasil licencia nova termelétrica a carvão

Usina de Ouro Negro, de 600 MW, ganhará licença prévia nos próximos dias; ela aumentará em 7% as emissões de CO2 por eletricidade no país e agravará escassez de água em zona crítica, diz Iema

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.