Reportagens

Onça-pintada e tamanduá-bandeira estão provavelmente extintos no Ceará

Lista de Mamíferos Ameaçados no estado foi divulgada nesta terça-feira (12). Documento mostra que anta e tatu-canastra já não podem ser encontrados em território cearense

Cristiane Prizibisczki ·
12 de abril de 2022 · 2 anos atrás

O Ceará, estado que já perdeu mais de 90% de sua vegetação original de Mata Atlântica e sofre com as pressões sobre a Caatinga, também está perdendo as espécies que vivem nesses biomas. A anta (Tapirus terresitris) e o tatu-canastra (Priodontes maximus) com certeza já não podem mais ser encontrados em território cearense. 

A onça-pintada (Panthera onca), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o queixada (Tayassu pecari) e as populações nativas de bicho-preguiça (Bradypus variegatus) também podem ter o mesmo destino, já que estão “provavelmente extintos” nesta unidade da federação.

Os dados fazem parte da primeira Lista da Fauna Ameaçada divulgada pelo estado. O documento, lançado nesta terça-feira (12), faz parte da fase inicial do projeto e é focado em mamíferos terrestres em risco de extinção.

A lista também revela que algumas espécies que nem sequer estão ameaçadas em nível nacional, figuram como “criticamente em perigo” no Ceará. Este é o caso do quati (Nasua nasua) e do caxinguelê (Guerlinguetus brasiliensis), com registros raros e de localização restrita no estado, e também do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) e do morcego (Chiroderma visottoi).

O tamanduá-bandeira, outro animal que já não se encontra no estado. Foto: Hugo Fernandes.

Além disso, a pesquisa aponta 12 espécies na categoria ‘Em Perigo’ (EN) e 8 como ‘Vulnerável’ (VU). Outro dado preocupante é que cerca de 17% das espécies estão na categoria DD (Dados Insuficientes). Ou seja, espécies que podem estar ameaçadas, mas que não há informações disponíveis para uma avaliação aferida. 

A lista de mamíferos ameaçados foi construída por um grupo de mais de 50 profissionais, de 18 instituições, que trabalhou durante cerca de quatro anos para levantar e avaliar todas as 128 espécies da mastofauna terrestre que ocorre em território cearense. 

O projeto faz parte do Programa Cientista Chefe do Governo do Estado e foi coordenado pelo professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará.

Segundo ele, o projeto todo envolve o estudo de mamíferos marinhos, répteis, anfíbios, aves, peixes continentais e peixes marinhos ameaçados de extinção em território cearense.

“Já está em fase avançada a lista de aves e iniciadas as listas de répteis e anfíbios. Daqui a um mês deve começar a lista de peixes, tanto continentais quanto marinhos”, disse o pesquisador, em entrevista a ((o))eco.

De acordo com Fernandes, as listas serão publicadas em portarias separadas para cada grupo. Futuramente, o Governo do Estado do Ceará deve lançar um documento compilado da fauna ameaçada no estado.

“A ideia é que até o final do ano a gente tenha o Livro Vermelho de Fauna Ameaçada, onde estarão as informações mais específicas para cada espécie, como informações biológicas, ecológicas, de ameaças geográficas e as indicações de mitigação de impactos”, explica. 

A portaria com a Lista de Mamíferos Terrestres ameaçados deve ser publicada até o final desta semana no Diário Oficial do Estado.

Uma das espécies bandeiras da Caatinga, o tatu-bola (Priodontes maximus) está oficialmente extinto no Ceará. Foto: Liana Sena.
  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
12 de janeiro de 2022

Criação de parque de 10 mil hectares é tema de consulta pública no Ceará

A proposta de criação do Parque Estadual das Águas tem como objetivo assegurar a proteção de açudes que abastecem mais de 3,3 milhões de pessoas

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Notícias
1 de março de 2021

Ceará realiza inventário estadual de fauna, com registro de mais de 1.200 animais

O levantamento pioneiro feito pelo estado catalogou 1.287 espécies de vertebrados que ocorrem no território continental e marinho do Ceará, e servirá como ponto de partida para elaboração de lista de fauna ameaçada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.