Salada Verde

Mais enchentes no horizonte

Há várias semanas, inundações provocadas por tempestades tropicais, como Gustav e Ike, vêm devastando inúmeras regiões do mundo. Para especialistas, fenômenos como estes serão cada vez mais freqüentes. Segundo o Centro de Pesquisa sobre Epidemiologia dos Desastres da universidade belga de Louvain, em 1990 foram registradas 60 ocorrências de enchentes no mundo. Em 2007, o número saltou para mais de 200. Somente no último ano, elas provocaram a morte de 8,5 mil pessoas e deixaram outros 177 milhões em situação crítica. A culpa pelo fenômeno? A mudança climática, diz notícia do francês Le Monde Diplomatic. Atrás do aquecimento do planeta, estão na lista de vilões a crescente de impermeabilização do solo e a multiplicação de pessoas.

Salada Verde ·
18 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
26 de agosto de 2026

ONU reconhece iniciativa brasileira de restauração de 2 milhões de hectares do Cerrado

Iniciativa brasileira já mapeou mais de 27 mil hectares para restauração e pretende ampliar as ações para alcançar 2 milhões de hectares até 2030

Externo
26 de agosto de 2026

Ar-condicionado já consome quase um terço da eletricidade global nos horários de pico

Calor em alta faz do aparelho um meio de adaptação e de sobrevivência, mas uso de termelétricas para atender demanda preocupa

Reportagens
26 de agosto de 2026

Passada a COP30, ritmo esfriou no programa de pecuária sustentável do Pará

O prazo inicial previa a identificação de todo o rebanho em trânsito até dezembro de 2025, mas, até agora, menos de 2% foi contemplado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.