Lavoura de árvores não é floresta

Um dos argumentos que a indústria da silvicultura mais usa para tentar consolidar sua atividade é chamar as fileiras de pinus ou eucaliptos de florestas plantadas. Todo mundo precisa de papel, é claro, feito com a celulose oriunda desses plantios, mas qualquer biólogo sério sabe que essas lavouras não têm nada de floresta. Pois, esta semana representantes do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM, sigla em inglês) reuniram-se com membros da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em Roma, para tocar justamente nesse ponto. Afinal, a agência ainda vê monoculturas de árvores como florestas. Durante a reunião, a FAO recebeu uma declaração, assinada por mais de cem profissionais e estudantes florestais de 29 países, discordando cabalmente dessa prática. O texto, que pode ser conferido aqui, lembra alguns impactos das lavouras de árvores, como perda de biodiversidade, mudanças no ciclo de água, menor produção de alimentos, degradação do solo, perda de culturas indígenas e tradicionais, expulsão de populações rurais e destruição de paisagens naturais em áreas turísticas.

24 de setembro de 2008 · 16 anos atrás