Salada Verde

Florestas em solo degradado

De acordo com levantamento daquelas entidades, na maioria das propriedades canavieiras somente 70% da área é cultivada. Os outros 30%, que englobam Reserva Legal, Áreas de Proteção Permanente (APP) e terrenos inutilizados, poderiam, segundo as ONGs, ser recobertos por floresta e transformadas em Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), o que possibilitaria a inserção no mercado internacional de créditos de carbono, por exemplo. Por enquanto, as entidades preparam a primeira etapa do trabalho, na qual uma região de São Paulo, maior produtor de cana do país, será usada como estudo de caso sobre a paisagem sucroalcooleira e formas de recuperação adequadas às características regionais. Depois, a idéia é expandir o trabalho para todo o país. Segundo a Unica, ainda não há data para a formalização do grupo que faz parte do projeto, chamado “Diálogo da Cana”.

Salada Verde ·
30 de setembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.