Salada Verde

Florestas em solo degradado

De acordo com levantamento daquelas entidades, na maioria das propriedades canavieiras somente 70% da área é cultivada. Os outros 30%, que englobam Reserva Legal, Áreas de Proteção Permanente (APP) e terrenos inutilizados, poderiam, segundo as ONGs, ser recobertos por floresta e transformadas em Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), o que possibilitaria a inserção no mercado internacional de créditos de carbono, por exemplo. Por enquanto, as entidades preparam a primeira etapa do trabalho, na qual uma região de São Paulo, maior produtor de cana do país, será usada como estudo de caso sobre a paisagem sucroalcooleira e formas de recuperação adequadas às características regionais. Depois, a idéia é expandir o trabalho para todo o país. Segundo a Unica, ainda não há data para a formalização do grupo que faz parte do projeto, chamado “Diálogo da Cana”.

Salada Verde ·
30 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.