Salada Verde

484 aves silvestres são apreendidas em SP

A polícia ambiental de São Paulo apreendeu, no último sábado (11/10), 450 cardeais e 34 filhotes de papagaio que eram transportados no porta-malas de um Vectra, em rodovia perto do município de Assis, no interior do estado. O motorista do veículo disse que havia comprado os animais em Presidente Prudente e que os comercializaria em seu pet-shop em Guarulhos. No entanto, a Polícia acredita que os pássaros foram capturados em Ivinhema (MS), cidade já conhecida por ser o berço de várias das espécies apreendidas em estradas paulistas nas últimas semanas. Os 450 cardeais foram levados a Mato Grosso do Sul e soltos em Anaurilândia, município próximo ao local da captura. “Quando soltamos os bichos percebemos que não eram de gaiola, como tinha dito o proprietário do veículo, porque logo eles foram em busca de insetos”, diz Eliseu Ribeiro, chefe do escritório regional do IBAMA em Assis. Os filhotes de papagaio ainda aguardam destinação na sede do órgão. O dono do veículo foi multado em 242 mil reais e responderá por crime ambiental.

Salada Verde ·
13 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
22 de setembro de 2026

Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.