Salada Verde

Medidas compensatórias

Entre as medidas a serem tomadas estão a obrigatoriedade da distribuição de diesel com 1.800 partes por milhão de enxofre (S-1800) no interior do país – hoje o diesel usado é o de 2000 ppm de enxofre; antecipação do uso do combustível com 10 ppm de enxofre de 2016 para 2012; distribuição de diesel S-50 nas frotas de ônibus em certas capitais do país a partir de janeiro de 2009; realização de campanhas de revisão de ônibus e caminhões e campanhas educativas para motoristas; incremento da fiscalização de emissões de fumaça preta no Estado de São Paulo, além de uma série de medidas preventivas, como elaboração de políticas de incentivo fiscal pelo uso do diesel menos poluente. Tais medidas não surtirão o efeito que o uso do combustível de 50 ppm de enxofre traria já a partir de 2009, caso a resolução 315 fosse cumprida no prazo. Mas já é alguma coisa.

Salada Verde ·
6 de novembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.