Salada Verde

Oceanos à beira do colapso

Cerca de 500 pesquisadores reunidos no Congresso Mundial de Biodiversidade Marinha, que ocorre desde terça (11), Espanha, lançaram um novo alerta ao planeta: é preciso agir rápido, pois os oceanos estão à “beira do colapso”. Além da falta de conhecimento sobre o que as águas escondem – somente duas mil das mais de um bilhão de bactérias marinhas são conhecidas, por exemplo -, os problemas causados pelo homem estão sempre no topo da lista dos grandes vilões. Superexploração pesqueira, aquecimento global e temperatura das águas são alguns deles. Somente as chamadas zonas mortas, os bolsões de água com níveis de oxigênio tão baixos que tornam impossível a existência de vida, por exemplo, crescem em um ritmo de 5% ao ano, alertam os pesquisadores. Segundo eles, este não é mais um discurso apocalíptico, mas um importante aviso do que pode vir a acontecer, diz notícia do espanhol El País.

Salada Verde ·
14 de novembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de junho de 2026

Governo libera R$ 337 milhões para reforçar combate a incêndios e fiscalização ambiental

Medida provisória destina recursos extras ao Ibama e ao ICMBio para ampliar ações de prevenção às queimadas e atender determinações do STF

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.