Salada Verde

Improbidade administrativa em Jirau

Já na Usina Hidrelétrica de Jirau, cujas obras estão embargadas desde novembro, a briga é com os Ministérios Públicos Federal e Estadual. Na última semana, os MPs ajuizaram ação de improbidade administrativa com pedido de afastamento liminar do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, e do diretor de Licenciamento Ambiental do órgão, Sebastião Custódio Pires, pela concessão da licença de instalação parcial da hidrelétrica de Jirau. O argumento é que Pires e Franco validaram a alteração do local da barragem – que ficou 9 km acima do previsto inicialmente – sem requisitar novo licenciamento ambiental. Para o presidente do Ibama, a mudança não traria novos impactos sobre biodiversidade e estrutura local. A ação ainda será julgada.

Salada Verde ·
17 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de abril de 2026

TCU destrava análise da Ferrogrão após recurso do governo, mas decisão final segue em aberto

Concessão volta a tramitar no Tribunal de Contas da União após suspensão de decisão que travava o processo

Colunas
14 de abril de 2026

Como se parece uma ativista? 

Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente

Salada Verde
14 de abril de 2026

STF determina que União adote providências contra organizações criminosas na Amazônia

Entre as medidas destinadas a União estão a realização de operações pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama, ações conjuntas com as polícias estaduais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.