Salada Verde

Uma forcinha para o Brasil

Steve Sawyer, secretário-executivo do Conselho Global de Energia Eólica e uma das maiores autoridades européias em energias renováveis, fará amanhã uma visitinha especial aos deputados federais, em Brasília. O motivo do encontro é ajudar a Comissão Especial de Fontes Renováveis e Energia da Câmara a desentravar a discussão sobre o assunto no país; para que, até abril, o relatório final da casa seja votado. A comissão foi instalada em junho passado. Entre os projetos que devem ser revistos, estão o do ex-deputado Roberto Gouveia, que propôs  pelo meno 15% da energia consumida no país venha de fontes alternativas ou de biomassa, a partir de 2020. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2008/2017, proposto pelo governo, prevê crescimento muito mais tímido da participação de fontes alternativas na matriz nacional, como a eólica, que passaria de 0,3% em 2008, para apenas 0,9% em 2017.

Salada Verde ·
2 de fevereiro de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
3 de novembro de 2026

Até onde vai o gigante do Sul

Proteger a araucária em seu limite norte de distribuição em Minas é também conservar a biodiversidade, favorecer a regeneração florestal e manter fontes de alimento e renda associadas ao pinhão →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.