Salada Verde

Pente-fino no Incra

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem 30 dias para atualizar todas as informações sobre famílias e recursos aplicados em seus assentamentos no sudeste do Pará. O tema de casa faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta fechado entre Ministério Público Federal (MPF) e a superintendência do órgão em Marabá. Com isso, espera-se evitar fraudes no sistema de liberação, controle e fiscalização de créditos. O Incra também se comprometeu a liberar novos créditos só depois de verificar se o assentado está regularmente cadastrado como beneficiário e de confirmar, em campo, se ele tem perfil para a reforma agrária. Demorou! O acordo acaba com uma ação judicial proposta pelo MPF em 2008 e que suspendeu a liberação de recursos para 473 assentamentos no sul e sudeste do Pará, onde vivem 76,5 mil famílias, em 4,4 milhões de hectares. Em vez de atribuir a fiscalização da aplicação dos recursos a especialistas, o Incra chegou a deixar o serviço no colo de um porteiro e de um técnico de enfermagem. Mais informações aqui.

Salada Verde ·
26 de fevereiro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
18 de março de 2026

Manifestação pressiona Paes a criar novas áreas protegidas no Rio antes de saída da prefeitura

Projeto de decreto que cria Corredor Azul, com quatro novas unidades de conservação que conectam os parques da Pedra Branca e da Tijuca aguarda assinatura do Executivo municipal

Reportagens
18 de março de 2026

Ponte do Futuro rasga habitat de primatas ameaçados na Paraíba

Governo da Paraíba ignora alternativas de traçado e desmata área-chave para sobrevivência de macaco-prego-galego e outras espécies sob risco de extinção

Salada Verde
18 de março de 2026

Avanço do desmatamento em restingas da Mata Atlântica preocupa ambientalistas

Mais de 70% do desmatamento registrado neste ecossistema entre 2023 e 2024 aconteceu no Ceará, mostra estudo. Expansão imobiliária e agricultura são vetores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.