Salada Verde

Enquanto o sol não acorda

Falta prolongada de atividade solar intriga cientistas. Da última vez que isso aconteceu, a Terra ficou mais fria. Fenômeno pode colocar em xeque as principais previsões sobre o aquecimento planetário.

Salada Verde ·
27 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Cientistas ingleses estão pasmos com o que têm visto sobre a superfície do sol. Aliás, com o que não estão observando. Eles esperavam que períodos de inatividade poderiam durar poucos anos, mas parecem desenganados. Os famosos ventos solares, por exemplo, têm sido os mais fracos desde que seu monitoramento começou. “Este é o sol mais quieto que nós já vimos em um século”, destacou o cientista David Hathaway, da NASA. Só que em vez de mera curiosidade científica, os climatologistas acreditam que essa falta de atividade pode ter efeitos inimagináveis sobre a vida na Terra, especialmente no contexto do aquecimento global, uma vez que o sol é considerado a força primária no sistema climático da Terra, determinando padrões atmosféricos e de circulação oceânica. Segundo o artigo de David Whitehouse reproduzido pelo jornal The Independent, quando o sol apresentou períodos de inatividade como este, a Terra ficou ligeiramente mais fria, por isso alguns especulam que o mesmo efeito pode ocorrer daqui para frente, alterando todas as previsões já feitas sobre o aquecimento global.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.