Salada Verde

Jirau cada vez mais enrolada

O Complexo de Usinas do Rio Madeira segue fazendo água. Ao menos os periódicos Valor Econômico e Rondônia Agora trazem hoje reportagens sobre um parecer de técnicos do Ibama por enquanto contra a emissão da licença de instalação da usina de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. Isso permitiria a contiuidade da obra. No documento, descobre-se que 13 das 32 condições para liberação do empreendimento não foram cumpridas pelo Consórcio Energia Sustentável (Suez, ) No tema de casa mal feito, gnaham destaque a falta de estudos para otimizar a vazão de sedimentos pelas turbinas e vertedouros e a deriva de ovos, larvas e exemplares juvenis de peixes migradores, o que necessariamente deverá prever a demolição de ensecadeiras que venham a ser construídas. Nesse caso, o impacto ambiental seria sem precedentes, prevê o relatório, informa o Rondônia Agora. “O maior impacto causado ao Rio Madeira e a sua bacia é o próprio barramento físico do rio, e a partir daí, seus diversos impactos derivados. Portanto, uma vez barrado o rio, têm maiores pesos nas análises ambientais questões relacionais a manutenção dos fluxos naturais", aponta o documento.

Salada Verde ·
27 de maio de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2026

SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica

Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica

Salada Verde
15 de abril de 2026

Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio

Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado

Salada Verde
15 de abril de 2026

Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030

Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.