Salada Verde

Minc quer menor desmate da história

Dados oficiais mostram que desflorestamento caiu 90% na Amazônia, entre fevereiro e abril. Se perdas mensais seguirem baixas, 2009 pode ter menor taxa já registrada desde o início do monitoramento.

Salada Verde ·
2 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse hoje que, até o fim do ano, espera registrar o menor desmatamento acumulado na Amazônia nas últimas duas décadas. “Nossa meta é ter o menor desmate dos últimos vinte anos na Amazônia”.

A declaração foi feita em entrevista coletiva onde ele comentou novos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam uma queda de 90% no ritmo do desmatamento na região. Conforme os dados oficiais, entre fevereiro e abril foram perdidos 197 quilômetros quadrados (Km2) de matas. No mesmo período do ano passado, foram 1.992 Km2 desmatados. A novidade é que Mato Grosso voltou à liderança da degradação da Amazônia, com 111,8 Km2 (57%), seguido pelo líder anterior, o Pará, com 50,9 Km2, e Roraima, com 20,9 Km2.

Projetando os números atuais do Inpe, menores que a média mensal de desmatamento do ano passado, de aproximadamente mil quilômetros quadrados, o ministro avalia que será possível chegar ao fim do ano com pouco mais de 9 mil Km2 desmatados. Seria a menor taxa da história, conforme o monitoramento oficial que ocorre desde 1988 (veja aqui).

Os números, no entanto, devem ser relativizados pela grande cobertura de nuvens sobre a região nos últimos meses. A tecnologia usada para monitoramento ainda não consegue enxergar através delas. Ou seja, o desmatamento acumulado pode ser maior que o avaliado pelo governo. Com esse entrave técnico, Acre, Amazonas, amapá, Tocantins e Maranhão não foram monitorados pelos satélites, enquanto outros estados foram parcialmente avaliados. Nos três meses analisados pelo Inpe, em média apenas 20% da Amazônia esteve livre de nuvens. “Em parte, isso (nuvens) explicaria a redução no desmatamento”, disse Minc. No ano passado, a cobertura esteve em média 11% pontos percentuais abaixo da registrada este ano para os mesmos três meses.

Saiba mais:

Crescerá repressão contra desmatamento

Deter / Inpe

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Colunas
6 de setembro de 2024

Tendências e soluções para a descarbonização do setor de transporte

Principal usuário de combustíveis fósseis em todo o mundo, a dimensão do setor de transportes de pessoas e cargas exige abordagem multidisciplinar e com tecnologias diversas

Notícias
6 de setembro de 2024

Com terras em disputa, Parque do Cristalino queima há duas semanas

Entidades civis reforçaram pedido a órgãos governamentais para prevenir e combater incêndios em áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.