Salada Verde

Dunas do Cocó sob ameaça

No último dia 24 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou por ampla maioria o projeto de lei do vereador João Alfredo (Psol) que defendia a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Dunas do Cocó. Situado no coração da capital cearense, o parque homônimo protege uma das últimas áreas verdes da cidade. No final da semana passada, porém, a juíza da 5ª vara da Fazenda Pública, Maria Vilauba Fausto Lopes, decidiu atender o mandado de segurança impetrado pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB) para derrubar a Arie. Segundo reportagem do jornal local O Povo, Fausto Lopes afirma que a lei aprovada compete com o novo Plano Diretor de Fortaleza, em vigor desde fevereiro. Até que o mandado tenha julgamento final, o trâmite para transformar o projeto em determinação oficial está paralisado. Em 2008, O Eco esteve no parque e viu que a especulação imobiliária já entrou nos seus limites. A Arie, pelo menos, ajudava a proteger os manguezais, que agora voltam a correr riscos de extinção.  

Salada Verde ·
24 de agosto de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.