Salada Verde

Começou a operação Açú

Com céu mais limpo, teve início o transporte de material para construção de um abrigo de montanha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ). Local passa por amplas reformas.

Salada Verde ·
16 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Helicóptero transporta material para futuro abrigo. Foto: ParnaSO
Helicóptero transporta material para futuro abrigo. Foto: ParnaSO

As condições climáticas ajudaram e começou esta semana o transporte de material para uma área próxima à Pedra do Açú, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), onde será construído um “abrigo de montanha”. Coisa rara no Brasil, a estrutura poderá abrigar 12 visitantes em beliches e 18 no estilo bivac. A obra custará 420 mil reais, cerca de cem mil em transporte.

Dependendo de estudo econômicos em andamento, o pernoite sairá entre 15 e 25 reais. O abrigo funcionará o ano inteiro e deverá ser operado através de concessão, a partir de 2010. Também oferecerá itens como pilhas e refeições instantâneas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Também foi disparada nos últimos dias a instalação de sinalização bilingue (Português/Inglês) nas trilhas e outros pontos interessantes da área protegida federal. Na próxima semana, deve estar pronta a restauração do casarão do Museu von Martius. As reformas previstas para este ano incluem, ainda, inauguração de uma “trilha suspensa”, sistema de tratamento biológico de esgotos em todas as instalações do parque, melhorias no centro de visitantes de Petrópolis, na piscina natural de Teresópolis. em pontos de acampamento e banheiros, disse o chefe da unidade Ernesto Viveiros de Castro.

O investimento total é de aproximadamente 3,5 milhões de reais.

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
29 de junho de 2026

Onça-pintada que apareceu na zona urbana de Foz é capturada em segurança

Burburinho gerado pela aparição do felino em bairro residencial é aumentado pela disseminação de imagens falsas produzidas por IA em portais de notícias locais

Notícias
29 de junho de 2026

Implantação do Corredor Azul, no Rio de Janeiro, começa com duas novas UCs

Prefeito carioca assinou neste domingo (28) decreto que cria Refúgio de Vida Silvestre das Florestas de Jacarepaguá e a APA das Lagoas de Jacarepaguá para conectar Pedra Branca e Floresta da Tijuca

Colunas
29 de junho de 2026

Calor extremo: o alerta da Europa e os riscos no Brasil

Diferentemente de enchentes, as ondas de calor nem sempre produzem imagens imediatas de destruição. Seus efeitos aparecem nos prontos-socorros, nas residências superaquecidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.