Salada Verde

Poluentes concentrados no fundo do mar

Deputado Federal Sarney Filho quer selo verde para exploração da camada pré-sal e alerta que concentração de gás carbônico naquele reservatório é superior a dos poços tradicionais.

Salada Verde ·
22 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Voz quase isolada no Congresso, o deputado Sarney Filho (PV/MA) propôs esta semana que o governo adote um “selo verde” para a exploração do petróleo nas profundezas do pré-sal. A chancela seria obtida com um inventário sobre as emissões de poluentes e sua devida compensação ambiental.

“Dentro de 15 anos, caso o Brasil não adote as medidas exigidas pela nova economia mundial, o país correrá o risco de ter o seu petróleo e gás rejeitados por outros países que já começam a discutir alternativas para diminuir o uso do combustível fóssil, um dos maiores vilões do  efeito estufa”, afirmou o parlamentar em reunião da Comissão Especial do Pré-Sal.

Segundo ele, estudos mostraram que a concentração de gás carbônico (CO2) daquela reserva de petróleo é de três a quatro vezes maior do que nos poços tradicionais. “Isso certamente agravará a participação nas emissões de gases, por parte dos setores da energia e da indústria”.


Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.