Salada Verde

Refúgio gelado contra aquecimento

Estudo publicado esta semana revela que espécie migrou para Antártica fugindo das temperaturas em alta. Há 252 milhões de anos, animais maiores sucumbiram primeiro.

Salada Verde ·
3 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os pesquisadores Jörg Fröbisch e Kenneth Angielczyk, do Museu Field (Chicago/Estados Unidos), e Christian Sidor, da Universidade de Washington, publicaram artigo esta semana na revista Naturwissenschaften onde apontam que a Kombuisia antarctica usou a Antártica para se refugiar contra um aquecimento planetário ocorrido há 252 milhões de anos. Naquele período, ocorreu uma extinção em massa de vida no planeta, diz o estudo. A espécie pertencia a um grupo de anomodontes, parentes dos mamíferos que então eram os herbívoros mais frequentes e dominantes.

“Havia membros desse grupo que cavavam a terra, andavam na superfície e viviam nas árvores. Entretanto, a Kombuisia antarctica, que tinha o tamanho de um gato doméstico atual, era consideravelmente diferente dos mamíferos atuais. Ela colocava ovos, não cuidava das crias pequenas e não tinha pelo. Talvez nem mesmo tivesse sangue quente”, disse Angielczyk em nota da Agência Fapesp.

Quando a Antártica serviu de refúgio naquele momento de temperaturas em alta, o continente estava mais ao norte de sua posição atual, era mais quente e não estava coberto por um manto de gelo. Os cientistas debatem o que teria causado a extinção no passado, mas estimam que tudo esteja associado a uma atividade vulcânica de grandes proporções no planeta tenha provocado o aquecimento global.

Evidências fósseis sugerem que animais de pequeno e médio porte foram mais bem-sucedidos na hora de escapar de uma extinção em massa do que os animais maiores. O motivo é que os menores podem ter adotado comportamentos como hibernação, torpor e buscar abrigo sob a terra.

O artigo pode ser lido, por assinantes, aqui.

Leia também

Notícias
16 de maio de 2024

“Exijo respeito ao povo do garimpo”: membros de comissão yanomami defenderam garimpeiros

14 de 15 membros da comissão externa da Câmara para acompanhar “investigação e apuração” da crise yanomami” fazem parte da bancada ruralista; veja histórico de discursos

Colunas
16 de maio de 2024

O que as enchentes no RS e o desmatamento na Amazônia têm em comum?

O desmantelamento das políticas ambientais tem sido acompanhado por uma retórica que desvaloriza a conservação e coloca o desenvolvimento econômico imediato acima da preservação a longo prazo

Notícias
16 de maio de 2024

Mesmo em meio à tragédia do RS, Congresso ainda trava aprovação de pautas climáticas

Após atraso provocado por parlamentares bolsonaristas e ligados ao agro, projeto sobre criação de planos de adaptação no país é aprovado no Senado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.