Salada Verde

Sugestão (velha) para Kassab

IPTU poderia estimular uso de pavimentos e substratos permeáveis nos estacionamentos de supermercados, shoppings, indústrias e afins em São Paulo.

Salada Verde ·
10 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As chuvas desta semana, que pararam São Paulo e mataram oito pessoas, mostraram novamente que construir a principal via da maior cidade do país na várzea de um rio foi uma das idéias mais imbecis na história da engenharia viária brasileira. Mostraram também o fato mais que conhecido de que não adianta dragar o Tietê enquanto se impermeabiliza cada vez mais a cidade, como foi feito nas novas calçadas da Avenida Paulista e nas novas faixas das Marginais.

Já que o prefeito Gilberto Kassab busca formas de aumentar a arrecadação municipal, este blog lembra uma velha idéia: usar o IPTU para estimular o uso de pavimentos e substratos permeáveis nos estacionamentos de supermercados, shoppings, indústrias etc.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A prefeitura poderia dar o exemplo em lugares como o Parque Ibirapuera. Tributos também poderiam estimular o uso de telhados verdes em construções como shoppings centers. Novamente, o exemplo poderia ser dado por construções como terminais de ônibus, como o Tietê.

Um esforço sério para permeabilizar e esverdear praças, calçadões e outros espaços públicos deveria estar na ordem do dia. A Praça do Patriarca, ao lado da prefeitura, é um bom exemplo do que não deveria ser feito.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.