As chuvas desta semana, que pararam São Paulo e mataram oito pessoas, mostraram novamente que construir a principal via da maior cidade do país na várzea de um rio foi uma das idéias mais imbecis na história da engenharia viária brasileira. Mostraram também o fato mais que conhecido de que não adianta dragar o Tietê enquanto se impermeabiliza cada vez mais a cidade, como foi feito nas novas calçadas da Avenida Paulista e nas novas faixas das Marginais.
Já que o prefeito Gilberto Kassab busca formas de aumentar a arrecadação municipal, este blog lembra uma velha idéia: usar o IPTU para estimular o uso de pavimentos e substratos permeáveis nos estacionamentos de supermercados, shoppings, indústrias etc.
A prefeitura poderia dar o exemplo em lugares como o Parque Ibirapuera. Tributos também poderiam estimular o uso de telhados verdes em construções como shoppings centers. Novamente, o exemplo poderia ser dado por construções como terminais de ônibus, como o Tietê.
Um esforço sério para permeabilizar e esverdear praças, calçadões e outros espaços públicos deveria estar na ordem do dia. A Praça do Patriarca, ao lado da prefeitura, é um bom exemplo do que não deveria ser feito.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →
