Salada Verde

Tempestades intensificadas

Estudo americano indica que grandes barragens podem aumentar em 4% ao ano o número de tempestades extremas em regiões vizinhas à obra.

Salada Verde ·
28 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Estudo lançado este mês pela Universidade Tecnológica do Tennessee exemplifica, em números, o efeito de grandes barragens na alteração dos padrões de precipitação extrema em sua vizinhança Durante vários anos, pesquisadores da universidade estudaram a magnitude de tempestades que ocorreram perto das 633 maiores represas do mundo, antes e após sua construção. Em muitos lugares, o nível de precipitação cresceu em média 4% ao ano, depois de concluída a obra. O aumento ocorreu particularmente em regiões semi-áridas, segundo os autores. O documento também indica aumento na freqüência de dias chuvosos.

Atalho:

On the Empirical Relationship between Large Dams and the Alteration in Extreme Precipitation

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.