Estudo lançado este mês pela Universidade Tecnológica do Tennessee exemplifica, em números, o efeito de grandes barragens na alteração dos padrões de precipitação extrema em sua vizinhança Durante vários anos, pesquisadores da universidade estudaram a magnitude de tempestades que ocorreram perto das 633 maiores represas do mundo, antes e após sua construção. Em muitos lugares, o nível de precipitação cresceu em média 4% ao ano, depois de concluída a obra. O aumento ocorreu particularmente em regiões semi-áridas, segundo os autores. O documento também indica aumento na freqüência de dias chuvosos.
Atalho:
On the Empirical Relationship between Large Dams and the Alteration in Extreme Precipitation
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Tuberculose mata três macacos no Cetas-RJ; centro está em quarentena
Confirmação da doença que levou a óbito macacos-pregos no Cetas de Seropédica leva Ibama a estender suspensão no recebimento de novos animais →
PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada
Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares →
Enchentes do Rio Grande do Sul fundamentam novo conceito para identificar áreas de risco
Chamada de Zona de Arraste, nova classificação nomearia fenômeno onde a força da natureza transforma uma inundação em um fenômeno de alta capacidade destrutiva →

