Salada Verde

Novo petardo de James Lovelock

Um dos maiores intelectuais do planeta embarca este ano em viagem espacial e acaba de lançar seu mais novo livro: Gaia - Alerta final.

Salada Verde ·
13 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Divulgação
foto: Divulgação

Aos 90 anos, considerado um dos maiores intelectuais do planeta e pronto para inaugurar este ano as viagens espaciais a bordo da companhia Virgin Galactic, James Lovelock acaba de lançar seu mais novo livro: Gaia – Alerta final.

A mensagem principal da publicação de quase 270 páginas é que a redução da queima de combustíveis fósseis, do uso de energia e da destruição de florestas nativas não será suficiente para conter as mudanças do clima. Isso porque os problemas ambientais são ainda mais ameaçadores do que é divulgado, colocando populações inteiras em risco com o derretimento acelerado das calotas polares, escassez de água e “desastres naturais” cada vez mais comuns.

Mas, além de explicitar as ameaças, Lovelock levanta o que deveria ser feito para amenizar os problemas gerados pelo destempero do clima, como reduzir a população humana, mudar a maneira de produzir alimentos e aplicar soluções de geoengenharia para desacelerar o aquecimento do planeta. “Nosso desejo de manter as coisas como estão provavelmente nos impedirá de nos salvarmos”, alertou em nota da editora Intrínseca, que lançou a obra no Brasil.

Com formação em química, medicina e biofísica, Lovelock criou instrumentos científicos utilizados pela Nasa para a análise de atmosferas extraterrestres e de planetas, é um dos pais do “movimento verde” e foi um dos primeiros a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases do efeito estufa na atmosfera. Em 2004, provocou polêmica entre os ecologistas ao defender o uso da energia nuclear para conter a queima de combustíveis fósseis.

Saiba mais:
Hipótese de Gaia é falha
Salve Cappio
O Barraco do Tio Thomas
O preço da ciência – Gilberto Câmara

Leia também

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.