Dia de foto: bico-de-agulha

Parecida com um grande beija-flor, ave escava galerias em barrancas e cupinzeiros durante fase reprodutiva.

10 de fevereiro de 2010 · 12 anos atrás
foto: Aldem Bourscheit

Muita gente a confunde com um grande beija-flor devido a seu bico longo e finfo, mas a espécie é um bico-de-agulha (Galbula ruficauda), conhecido por vários outros nomes, como ariramba-de-cauda-ruiva, ariramba-de-cauda-castanha, beija-flor-d’água, beija-flor-da-mata-virgem, beija-flor-do-mato-virgem, bico-de-agulha-de-rabo-vermelho, bico-de-sovela, cuitelão, fura-barreira, fura-barriga, guainumbi-guaçu e sovelão. Machos adultos têm a garganta branca, como esse da foto. Caça insetos durante o vôo e forma casais que escavam galerias nas barrancas de rios, em cupinzeiros ou torrões de terra presos a raízes de grandes árvores caídas. É encontrada em praticamente todo o Brasil, com exceção da região Sul.