O conceito de desenvolvimento sustentável é um aniversariante incansável. Tem gente que acha que ele é jovenzinho e comemorou os seus 20 anos em 2007, lembrando de seu nascimento oficial no relatório Nosso Futuro Comum da Comissão Brundtland. Mas há também quem se lembre que o termo desenvolvimento sustentável já ainda mais velhinho do que aparenta. Na verdade ele estaria neste ano comemorando 30 anos! Isso é o que nos conta comunicado lançado nesta sexta-feira pela União Mundial para Conservação da Natureza, ou IUCN para os íntimos.
De acordo com a IUCN, a primeira vez na qual a famigerada combinação entre desenvolvimento e sustentabilidade ocorreu foi durante o lançamento da Estratégia Mundial de Conservação em marco 1980. Naquela ocasião, os conservacionistas traçaram as prioridades para manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.
Mas como se sabe, nem tudo saiu como o esperado. “Trinta anos após que a Estratégia Mundial de Conservação nos trouxe o termo desenvolvimento sustentável, recursos naturais continuam diminuindo, com efeitos dramáticos, e quase sempre irreversíveis, sobre o meio ambiente , economias e sociedades ao redor do mundo”, avalia o chefe do Programa de Manejo de Ecossistemas, Neville Ash.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente
Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
