Salada Verde

Ovos de tartarugas eclodem no Delta

Ninhos no litoral do Piauí, protegidos por organização de biólogos e voluntários, garantem nascimento de filhotes de tartarugas oliva e de couro.

Salada Verde ·
22 de junho de 2010 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tartarugas a caminho do mar no Delta do Parnaíba, Piauí
 

A população de tartarugas oliva (Lepidochelys olivacea) e tartarugas-de-couro ((Dermochelys coriacea) cresceu neste último fim de semana. Esta última, uma espécie criticamente ameaçada. Ninhos com ovos dessas espécies foram identificados e estavam sendo monitorados na região do Delta do Parnaíba. Os ovos das tartarugas oliva eclodiram no sábado (dia 19) e deles nasceram 60 tartarugas. Os ninhos de tartaruga oliva estão na Praia da Pedra do Sal (em Parnaíba), Praia do Arrombado (em Luís Correia) e Barra Grande (em Cajueiro da Praia).

O ninho foi feito próximo a uma torre de energia eólica, o que deixou os biólogos preocupados. “Essa informação reforça a necessidade do plano de manejo, para minimizar os impactos que possam comprometer a sobrevivência das espécies de tartarugas marinhas no litoral do Piauí”, disse a bióloga Werlanne Santana, ao repórter Francisco Brandão, do site Proparnaiba.com.

O integrantes do Tartarugas do Delta estavam monitorando também uma “cama” de tartaruga-de-couro na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia. De acordo com biólogos, ocorreu um imprevisto nas condições climáticas e do mais de 100 ovos, 80 estavam se perderam. “Ainda sim, eclodiram 22 tartarugas e conseguimos conduzi-las até o mar”, disse a bióloga Kesley Paiva.

 O Tartarugas do Delta é um grupo de biólogos, estudantes e voluntários comprometidos com a causa ambiental, com foco na população de tartarugas do Delta do Parnaíba, Piauí. Eles identificam e monitoram ninhos de tartarugas, além de acompanhar a chegada dos filhotes até o mar. Em parceria com os pescadores, também prestam socorro a tartarugas que encalham na região.  (Celso Calheiros)

FOTOGRAFIA
Veja o ensaio nos braços do Parnaíba

Explore a região do Delta do Parnaíba no mapa interativo


Exibir mapa ampliado




Leia também

Notícias
15 de agosto de 2022

Licença de operação de termelétricas na Baía de Sepetiba é suspensa pelo Inea

É o segundo revés sofrido pelo empreendimento energético em uma semana. Na terça-feira, a Aneel revogou a outorga de autorização ao projeto por descumprimento de prazos

Notícias
15 de agosto de 2022

Bolsonarismo resiste na Amazônia, mas eleitores se dividem no voto a voto

É apenas na região Norte que Jair Bolsonaro lidera na pesquisa espontânea. Na estimulada, quando os eleitores são apresentados aos nomes dos concorrentes, Lula aparece em primeiro lugar, porém ambos empatam tecnicamente

Reportagens
15 de agosto de 2022

Governadores da nova fronteira do desmatamento buscam reeleição

A criação de uma zona do agronegócio na divisa do Acre, Amazonas e Rondônia (ainda) não avançou, mas a devastação da floresta disparou. Mas nada disso parece mudar a vontade do eleitorado da região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta