Salada Verde

Ovos de tartarugas eclodem no Delta

Ninhos no litoral do Piauí, protegidos por organização de biólogos e voluntários, garantem nascimento de filhotes de tartarugas oliva e de couro.

Salada Verde ·
22 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tartarugas a caminho do mar no Delta do Parnaíba, Piauí
 

A população de tartarugas oliva (Lepidochelys olivacea) e tartarugas-de-couro ((Dermochelys coriacea) cresceu neste último fim de semana. Esta última, uma espécie criticamente ameaçada. Ninhos com ovos dessas espécies foram identificados e estavam sendo monitorados na região do Delta do Parnaíba. Os ovos das tartarugas oliva eclodiram no sábado (dia 19) e deles nasceram 60 tartarugas. Os ninhos de tartaruga oliva estão na Praia da Pedra do Sal (em Parnaíba), Praia do Arrombado (em Luís Correia) e Barra Grande (em Cajueiro da Praia).

O ninho foi feito próximo a uma torre de energia eólica, o que deixou os biólogos preocupados. “Essa informação reforça a necessidade do plano de manejo, para minimizar os impactos que possam comprometer a sobrevivência das espécies de tartarugas marinhas no litoral do Piauí”, disse a bióloga Werlanne Santana, ao repórter Francisco Brandão, do site Proparnaiba.com.

O integrantes do Tartarugas do Delta estavam monitorando também uma “cama” de tartaruga-de-couro na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia. De acordo com biólogos, ocorreu um imprevisto nas condições climáticas e do mais de 100 ovos, 80 estavam se perderam. “Ainda sim, eclodiram 22 tartarugas e conseguimos conduzi-las até o mar”, disse a bióloga Kesley Paiva.

 O Tartarugas do Delta é um grupo de biólogos, estudantes e voluntários comprometidos com a causa ambiental, com foco na população de tartarugas do Delta do Parnaíba, Piauí. Eles identificam e monitoram ninhos de tartarugas, além de acompanhar a chegada dos filhotes até o mar. Em parceria com os pescadores, também prestam socorro a tartarugas que encalham na região.  (Celso Calheiros)

FOTOGRAFIA
Veja o ensaio nos braços do Parnaíba

Explore a região do Delta do Parnaíba no mapa interativo


Exibir mapa ampliado




Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.