Salada Verde

Pernambuco estudará energias renováveis

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugura o Centro de Energias Renováveis e concentra-se em desenvolver tecnologia eólica e solar.

Redação ((o))eco ·
26 de dezembro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Investimentos no estado na área de eólica estão avançando (foto: Rodrigo Édipo)
Investimentos no estado na área de eólica estão avançando (foto: Rodrigo Édipo)
RecifeA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou o Centro de Energias Renováveis (CER) em cerimônia informal no próprio prédio que servirá de base para pesquisas em seis laboratórios e vinte salas de aula. O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou o caráter interdisciplinar do CER e elogiou o modelo. “A interação vai exigir mais, é mais difícil, mas faz parte da evolução do sistema acadêmico no Brasil”, disse Rezende, professor emérito da UFPE, que deve retornar aos quadros do departamento de Física ao deixar o governo federal.

Com paredes brancas, muitos vãos livres que possibilitam a entrada de luz e circulação de ar, o prédio do CER projetado pelo arquiteto Roberto Montezuma possui características bioclimáticas, por isso dispensa uso de aparelhos de ar condicionado ou iluminação enquanto for possível utilizar a luz natural. No telhado, placas para captação de energia solar. A construção civil representou investimento de R$ 2 milhões e a aquisição e instalação dos aparelhos para os laboratórios consumiu R$ 5 milhões.

Os dois principais focos do CER serão a produção conhecimento nas áreas no campo da energia eólica e da energia solar. Pernambuco possui duas fábricas de turbinas eólicas, duas de torres e uma de pás. Também foi anunciada a primeira fábrica de painéis de geração de energia solar da América. Todos os empreendimentos estão ou serão instalados no complexo industrial de Suape, a coisa de 60km do Recife.

Segundo o professor Chigueru Tiba, pesquisador do Grupo de Fontes Alternativas de Energia, o petróleo é importante fonte de energia para os próximo 30 anos, mas as energias renováveis serão correntes no futuro sem óleo. A tradição da UFPE no setor vem dos anos 70, data daquela que ficou conhecida como primeira crise do petróleo. O objetivo da UFPE, com o CER, e manter o destaque que possui no meio acadêmico como centro de pesquisas na área.

O CER vai procurar traçar os caminhos que aproximam a academia das empresas, de certa forma como ocorreu no setor de tecnologia da informação, com o Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e Centro de Estudos Avançados de Conservação Integrada (Ceci). O Cesar tornou-se destaque nacional na área de produção de conhecimento e profissionais de TI e o Ceci contribui nas atividades de restauração e conservação de patrimônios históricos.(Celso Calheiros)

Leia também
Cresce investimento em energia eólica

Leia também

Podcast
16 de novembro de 2024

Entrando no Clima#36 – Primeira semana de negociações chega ao fim

Podcast de ((o))eco escuta representantes de povos tradicionais sobre o que esperam da COP29 e a repercussão das falas polêmicas do governador Helder Barbalho.

Notícias
16 de novembro de 2024

COP29 caminha para ser a 2ª maior na história das Conferências

Cerca de 66 mil pessoas estão credenciadas para Cúpula do Clima de Baku, sendo 1.773 lobistas do petróleo. Especialistas pedem mudança nas regras

Podcast
15 de novembro de 2024

Entrando no Clima#35 – Não há glamour nas Conferências do Clima, só (muito) trabalho

Podcast de ((o))eco conversa com especialistas em clima sobre balanço da primeira semana da COP 29

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.