Salada Verde

A ‘nova cara’ do meio ambiente no RJ

Governo do estado muda as chefias das pastas ambientais. Ex-ministro Carlos Minc volta ao cargo de secretário, enquanto Marilene Ramos assume o INEA.

Redação ((o))eco ·
3 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Enquanto ministro, Minc e um de seus notáveis coletes (foto Agência Brasil)
Enquanto ministro, Minc e um de seus notáveis coletes (foto Agência Brasil)

Rio de Janeiro – A nova cúpula responsável por organizar o meio ambiente no Rio de Janeiro já está formada e começa os trabalhos dos próximos quatro verões neste primeiro mês de 2011. Na Secretaria de Estado do Ambiente, Marilene Ramos devolve o bastão para Carlos Minc, que deixou a pasta em 2008 para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Após dois anos em Brasília, ele deixou o governo federal com as taxas de desmatamento na Amazônia em queda e se reelegeu deputado estadual.

Marilene, no entanto, não se despede do governo. Nomeada pelo governador Sérgio Cabral para a presidência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ela vai apenas trocar de gabinete e entra no lugar de Luiz Firmino, que agora passa a ocupar a subsecretaria do Inea. A vice-presidência do órgão, por sua vez, foi entregue a Denise Rambaldi, conhecida por liderar a equipe da entidade sem fins lucrativos Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD). André Ilha, por sua vez, permanece à frente da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea.

Entre os mais importantes desafios que Carlos Minc vai enfrentar na atual gestão pode-se citar o destino final dos resíduos sólidos, uma vez que há inúmeros protestos contra a construção do aterro sanitário de Seropédica. Além disso, está nas mãos do ex-ministro a formulação da Política Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais, tema cada vez mais recorrente e de suma importância para o abastecimento de água no estado.  

Ao menos, terá uma forte aliada na esfera federal, a ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, uma colaboradora de longa data de Minc e que foi indicada após a saída dele do cargo. A relação entre governo estadual e federal nos tema ambientais será extremamente importante no Rio de Janeiro, estado onde a produção de petróleo deve se intensificar ainda mais com as descobertas da camada do pré-sal. Além disso, serão nos próximos quatro anos, que os principais investimentos para a Copa de 2014 e as Olímpiadas de 2016 serão realizados. E com a promessa de fazer estes eventos os mais verdes da história, trabalho não vai faltar. (Felipe Lobo)

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.