Salada Verde

Resgatado primeiro peixe-boi de 2011

Encontrado às margens do rio Negro, filhote desgarrado da mãe tem 87 centímetros de comprimento e 11 quilos. Foi levado aos tanques do INPA. 

Redação ((o))eco ·
4 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Veja mapa interativo com localização do resgate


Visualizar Filhotes de peixe-boi 2011 em um mapa maior

Manaus – O primeiro filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) resgatado no ano chegou aos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) no início da tarde do primeiro dia útil do ano, 3 de janeiro. É uma fêmea com 87 centímetros de comprimento e 11 quilos, que ainda tem a pele aveludada de filhotes recém-nascidos. A idade estimada pelos biólogos: menos de 1 mês. É um animal saudável e bem alimentado, o que leva os pesquisadores a acreditar que foi separada da mãe há pouco tempo.

A pequena fêmea foi encontrada na margem do Rio Negro, perto da comunidade de Cacau-Pirêra, Iranduba, pelo condutor de lancha Elias Gomes Lima. Ele abria caminho para a voadeira (barco) entre as plantas aquáticas que estavam na praia, quando viu o filhote. “Pensei que fosse uma cobra enrolada, mas depois voltei e vi ela encalhada e ouvi ela chorando”, afirma Elias Lima. “Nunca tinha visto um bicho destes”, completa.

Foi levada ao Inpa em uma viatura do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e agora está em quarentena em um tanque do Inpa, que agora mantém 39 peixes-bois em cativeiro. A fêmea foi alimentada e passa por uma quarentena, para se adaptar ao cativeiro. No ano passado, 13 peixes- bois foram resgatados pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do INPA.

Veja mapa interativo dos peixe bois resgatados em 2010

Mas para os biólogos, o resgate significa que os animais estão sendo retirados da natureza, o que deve ser evitado. “O nosso objetivo não é colecionar exemplares da espécie”, afirma o diretor da Ampa, Jone César Silva. Jone César orienta a quem encontrar um filhote de peixe-boi a observar por alguns minutos se a mãe está por perto. Se a mãe não for vista, é preciso entrar em contato com órgão ligados ao meio ambiente para fazer o resgate. “Caso contrário, orientamos que devolva o animal imediatamente para a natureza para que ele possa exercer sua função no ecossistema”, ressalta o diretor da Ampa. (Vandré Fonseca)

 

Leia também
Quinze filhotes de peixe boi resgatados este ano
Matança nas águas do Amazônia

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.