Salada Verde

75% dos corais ameaçados de extinção

Situação pode se agravar até 2030. Análise global sobre recifes de corais é a maior já realizada e uniu 25 organizações e dezenas de cientistas. 

Redação ((o))eco ·
21 de março de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Heliofungia actiniformis: espécie que sustenta muitas outras, como uma conhecida como camarão pipoca Periclimenes kororensis (na foto em vermelho) e outras espécies de peixes que vivem nos tentáculos. Foto: Wolfgang Krutz.
Heliofungia actiniformis: espécie que sustenta muitas outras, como uma conhecida como camarão pipoca Periclimenes kororensis (na foto em vermelho) e outras espécies de peixes que vivem nos tentáculos. Foto: Wolfgang Krutz.
O relatório “Reefs at Risk Revisited”, elaborado por 25 organizações ambientais e centenas de cientistas, identificou 27 países mais vulneráveis à degradação dos recifes de coral, o Brasil entrou na lista.

Os nove países mais vulneráveis são: Haiti, Granada, Filipinas, Ilhas Comores, Vanuatu, Tanzânia, Kiribati, Ilhas Fiji e Indonésia.

O desenvolvimento costeiro, a poluição dos mares e a sobrepesca são algumas das pressões locais que ameaçam cerca de 60% dos recifes de corais.

Se nada for feito, a estimativa é que o percentual de recifes ameaçados salte de 75% para 90% em 2030 e para quase todos os recifes em 2050.

Somente a pesca, aumentou o impacto nos recifes em 30% desde 1998. No relatório, também foram incluidas as ameaças das mudanças climáticas, como o aquecimento dos oceanos, que causa branqueamento dos corais, e o aumento da acidificação dos oceanos, devido ao dióxido de carbono.

“Os recifes de coral mantem estáveis nossos suprimentos alimentares e produzem compostos para encontrar soluções em medicamentos para o câncer, doenças cardíacas e HIV. Quando garantimos a preservação dos recifes, garantimos também o futuro dos humanos”, explica Mark Spalding, cientista marinho sênior da TNC e principal autor do relatório.

O relatório está sendo lançado pelo World Resources Institute (WRI), juntamente com a ONG The Nature Conservancy (TNC), o Centro WorldFish, a International Coral Reef Action Network, Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN) e o Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Clique aqui para baixar o relatório, que esse ano inclui recomendações para proteger os recifes.

Leia também:

Os corais mais ameaçados do planeta
Corais de proveta


Leia também

Notícias
6 de novembro de 2024

Superando as previsões, desmatamento no Cerrado tem queda de 25,7%

Foram suprimidos 8.173 km² do bioma entre agosto de 2023 e julho de 2024, contra 11 mil km² destruídos no período anterior. Governo anuncia “Pacto pelo Cerrado”

Notícias
6 de novembro de 2024

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% e atinge menor valor em nove anos

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, foram perdidos 6,2 mil km² de floresta. Organizações comemoram, mas defendem que Brasil pode e deve fazer mais

Notícias
6 de novembro de 2024

O que esperar da administração Trump na agenda climática

Saída do Acordo de Paris, incentivo maciço em fósseis, revogação de normas ambientais e corte de financiamento em ações de combate à crise climática são algumas das promessas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.